Única seleção a participar de todas as Copas do Mundo, a Seleção Brasileira estreia nesta quinta-feira (24), às 16h00, na Copa do Mundo 2022, enfrentando a Sérvia. Conhecido por muitos como o “país do futebol”, o Brasil é também o maior ganhador de mundiais, chegando ao Catar como um dos favoritos ao título e buscando o hexacampeonato.
O Portal Alta Definição relembra agora como foram as participações da Seleção Brasileira em cada Mundial, desde a primeira edição realizada no Uruguai, em 1930, passando pelo fracasso em 1950, além das cinco conquistas e o terrível 7 a 1 contra a Alemanha, em 2014.
1930, 1934 e 1938
Realizada no Uruguai, a primeira Copa do Mundo foi vencida pelos donos da casa, em uma final contra a Argentina. O Brasil foi eliminado ainda na fase de grupos, ficando em segundo lugar, após a disputa em um triangular com Iugoslávia e Bolívia. Na época, apenas as seleções líderes de cada uma das quatros chaves se classificariam para as semifinais.
Quatro anos depois, em 1934, o torneio era sediado pela Itália. Dessa vez, todos os jogos eram eliminatórios, ou seja, quem perdesse estaria fora. E foi exatamente o que aconteceu com o Brasil, que foi eliminado logo na primeira partida, após derrota por 3 a 1 contra a Espanha. Esse duelo ficou marcado por uma polêmica arbitragem. A Itália se saiu como a grande campeã.
Em 1938, a Copa do Mundo desembarcava na França. A Seleção Brasileira obteve o 3º lugar, sua melhor colocação até então em Mundiais. O formato totalmente eliminatório foi mantido. O Brasil derrotou as equipes da Polônia e Tchecoslováquia, perdendo para a Itália, que viria a ser campeã, na semifinal. Já na disputa do 3º lugar, a nossa seleção derrotou a Suécia.
1950 e 1954
Por causa da Segunda Guerra Mundial, a Copa do Mundo ficou sem ser realizada em 1942 e 1946, retornando em 1950, tendo o Brasil como sede. A Seleção Brasileira era dada como favorita ao título. Classificou-se em 1º lugar em seu grupo. Já no quadrangular final, que decidiria o grande campeão, a equipe goleou a Suécia por 7 a 1 e a Espanha por 6 a1. No último jogo, realizada no estádio do Maracanã, o Brasil precisava apenas de um embate contra o Uruguai para conquistar o título inédito. A seleção até saiu na frente, mas tomou a virada do time celeste e sofreu um dos maiores fracassos de sua história, conhecido como “Maracanaço”.
Na edição seguinte, em 1954, a Mundial foi realizado na Suíça. Ainda abalado pelo que houve quatro anos antes, o Brasil até se classificou para a segunda fase, porém foi derrotado pelo Hungria na fase de quartas de final e foi eliminado. O torneio foi vencido pela Seleção da Alemanha.
1958 e 1962
Finalmente a Seleção Brasileira conquistaria a sua primeira Copa do Mundo em 1958, na Suécia. A equipe tinha os craques Pelé, Vavá, Bellini, Zito, Mazzola, Garrincha, Didi, Gilmar e Zagallo no seu elenco. O Brasil ficou em 1º lugar no seu grupo, derrotando País de Gales nas quartas de final, a França na semifinal e a Suécia, a seleção dona da casa, na grande final, por um placar de 5 a 2.
Quatro anos depois, o Brasil se tornaria bicampeão, em torneio realizado no Chile. A seleção se classificou em 1º lugar do grupo, eliminando a Inglaterra nas quartas de final, o Chile na semifinal e a Tchecoslováquia na grande decisão, em um placar de 3 a 1.
1966 e 1970
Buscando o seu tricampeonato, a Seleção Brasileira demostrou muita desorganização no ciclo da Copa do Mundo seguinte, em 1966, na Inglaterra. O Brasil foi eliminado ainda na primeira fase, após vencer a Bulgária, porém perder para Hungria e Portugal.
A vitoriosa seleção retornaria em 1970, em edição realizada no México, com um verdadeiro esquadrão, tendo sido considerado por muitos um dos melhores times da história. O técnico era Zagallo e o Brasil teve campanha irretocável. Venceu todos os seus adversários na primeira fase, eliminando o Peru nas quartas de final e o Uruguai nas semifinais. Na grande final, derrotou a Itália por 4 a 1, sendo a primeira seleção a conquistar três títulos de Copas do Mundo.
1974, 1978 e 1982
Nas três Copas do Mundo seguintes, o Brasil sofria com eliminações e fracassos, iniciando um jejum de conquistas. Em 1974, o torneio foi realizado na Alemanha e foi vencido pelos donos da casa, em sua segunda conquista. O Brasil terminou em terceiro lugar, após a eliminação para a Holanda, no quadrangular da segunda fase.
Em 1978, o Mundial foi realizado e teve vitória da Argentina. A Seleção Brasileira foi eliminada na segunda fase, em uma das edições mais polêmicas de combinação de resultados. O Brasil havia derrotado a Polônia por a 3 a 1, resultado que obrigava a Argentina a vencer o Peru por pelo menos 4 gols de diferença para se classificar. E foi exatamente o que aconteceu, pois os argentinos venceram por 6 a 0.
Já em 1982, na Espanha, a Itália conquistaria a sua terceira Copa do Mundo, tendo inclusive derrotado o Brasil, ainda na fase de grupos, o que acabou eliminando a nossa seleção.
1986 e 1990
O jejum da Seleção Brasileira se manteria nas duas edições seguintes. Em 1986, novamente no México, o Brasil seria eliminado pela França nas quartas de final, em uma disputa nos pênaltis, com Zico perdendo uma das cobranças. Já em 1990, na Itália, a equipe treinada por Sebastião Lazzaroni perdeu para a Argentina, que viria a ser campeã, na fase de oitavas de final.
1994, 1998 e 2002
Na Copa do Mundo de 1994, realizada nos Estados Unidos, o Brasil finalmente conquistaria o seu quarto título. A Seleção Brasileira se classificou em 1º lugar no seu grupo, derrotando os donos da casa nas oitavas de final, a Holanda nas quartas de final e a Suécia na semifinal. Na grande decisão, a vitória viria apenas nos pênaltis, contra a Itália.
Quatro anos depois, em 1998, o Brasil chegaria novamente na final, porém perderia a decisão para a França, a seleção sede do torneio. O jogo terminou 3 a 0 e foi marcado pelo polêmico mal-estar de Ronaldo Fenômeno, em campo, após uma indecisão se ele jogaria ou não a partida.
Já 2002, a Copa do Mundo seria realizada em dois países, no Japão e na Coreia do Sul. A Seleção Brasileira conquistaria o pentacampeonato, após vencer a Alemanha na grande final, por 2 a 0, curiosamente com dois gols de Ronaldo Fenômeno. Antes, o Brasil havia eliminado as seleções da Bélgica, Inglaterra e Turquia, nas fases decisivas.
2006 e 2010
Nas duas Copas do Mundo seguintes, o Brasil chegaria com muito favoritismo, mas acabaria ficando pelo caminho. Em 2006, na Alemanha, a Seleção Brasileira seria eliminada pela França nas quartas de final, em edição vencida pela Itália. Já em 2010, na África do Sul, a equipe treinada por Dunga é derrotada novamente nas quartas de final, agora para a Holanda, que seria a vice-campeã daquele ano, perdendo a final para a Espanha.
2014
Em 2014, o Mundial era jogado novamente no Brasil e mais uma vez a equipe, sob o comando de Felipão, passaria vergonha em casa. Líder na fase de grupos, a Seleção Brasileira se classificou apenas nos pênaltis contra o Chile, nas quartas de final, derrotando a Colômbia, em seguida, nas quartas de final, no jogo marcado pela contusão de Neymar.
Na semifinal, disputada no Mineirão, o time foi atropelado pela Alemanha, no vergonho placar de 7 a 1. Já na disputa de terceiro lugar, o Brasil perdeu novamente, agora para a Holanda, por 3 a 0.
2018
Na última Copa do Mundo realizada, em 2018, na Rússia, o Brasil foi derrotado na fase de quartas de final, pela Bélgica. Treinada por Tite, o atual comandante, a equipe foi líder na fase de grupos e eliminou o México nas oitavas de final. A grande campeã da edição foi a França, após vitória contra a Croácia, na decisão.
Leia também: França, Itália e Espanha: relembre todos os campeões da Copa do Mundo