O WhatsApp parece estar investindo cada vez mais em comunicação no Brasil. Durante o ‘Mais Você’ desta quarta-feira (7), Ana Maria Braga deu dicas de segurança digital do aplicativo aos telespectadores.
A proposta do merchandising no matinal da Globo, foi justamente alertar para que golpes não aconteçam. Para isso, o usuário deve ativar uma configuração adicional de segurança chamada de confirmação em duas etapas.
Lançado em 2009, o WhatsApp ultrapassou a marca de 2 bilhões de usuários em todo o mundo. No Brasil, o aplicativo tem cerca de 120 milhões de contas ativas. Apesar do sucesso tão grande por aqui, o app virou alvo de criminosos que nos últimos anos descobriram uma maneira de cometer crimes.
Confirmação em duas etapas
Sem a confirmação em duas etapas, os criminosos clonam o número do usuário e ativam o aplicativo em um outro celular através de um código SMS. Assim, eles pedem dinheiro aos contatos do usuário.
O PIN da confirmação em duas etapas, funciona como uma segurança a mais e é diferente da confirmação de 6 dígitos que o usuário recebe por SMS ou chamada telefônica quando registra o número de telefone no WhatsApp e será sempre o mesmo, até que o usuário troque, ou seja, é mais uma opção de segurança digital para evitar um golpe.
Recentemente, o Banco Central autorizou o Facebook, a habilitar o seu sistema de pagamentos pelo WhatsApp. Com isso, a preocupação com a segurança tende a ser cada vez maior.
Leia também: Globo e Google Cloud anunciam parceria de dados e co-inovação