O Globo Rural deste domingo (06) está imperdível, com reportagens que destacam os efeitos da seca em diferentes regiões do Brasil. A edição começa com uma cobertura especial sobre a seca severa na Amazônia, que já dura dois anos e tem causado enormes desafios para ribeirinhos e comunidades indígenas.
O repórter Pedro Málaga viajou por três pontos no estado do Amazonas para mostrar como o baixo nível dos rios está afetando diretamente a vida dessas populações. O Rio Solimões, por exemplo, está quase seco. “Estou andando pelo leito do rio”, relata Pedro durante a reportagem, mostrando uma situação crítica. Muitas famílias dependem da água barrenta dos rios para beber, o que tem gerado problemas de saúde.
Além da Amazônia, a estiagem também está afetando outras regiões do país. No Espírito Santo, a falta de chuvas prejudica os cafezais e as pastagens para o gado de leite. Já no Mato Grosso, a seca está atrasando o plantio da soja, enquanto no Paraná, o clima ajudou e as máquinas já estão em campo para iniciar a safra.
No Ceará, a colheita de acerola é destaque, com o fruto garantindo renda para muitas famílias de pequenos agricultores. A reportagem também trará dicas sobre como lidar com a praga que ataca a goiabeira e responderá a dúvidas sobre a palmeira babaçu, atendendo a pedidos dos telespectadores.
Outro ponto alto do programa é o projeto inovador de saúde mental para agricultores em Santa Catarina. Rodas de conversa ajudam a orientar e encorajar trabalhadores do campo a buscar assistência médica, promovendo a saúde mental e o bem-estar.
O Globo Rural vai ao ar neste domingo, às 8h10, um pouquinho mais tarde por conta das eleições.