Os resultados de Argentinos Juniors X Corinthians, que o SBT transmitiu na terça-feira (23/4), levantam uma importante discussão sobre eventos esportivos na TV aberta. É um tema fundamental num momento em que a televisão busca formas mais eficientes para conquistar o telespectador diante de uma concorrência intensa entre os canais lineares, mas também com o digital. Nesse sentido, evento ao vivo se transformam em atrativos interessantes para as grades.
De acordo com dados consolidados do Kantar Ibope obtidos pela Coluna do Vannucci junto a fontes do mercado, a partida do Corinthians na Sul-Americana colocou o SBT na vice-liderança não somente em São Paulo, mas em cinco outras capitais. Além disso, o jogo fechou em segundo lugar também no PNT, o Painel Nacional de Televisão.
Na Grande São Paulo o jogo fechou com 9,2 pontos. No horário, a Record ficou com 4,7 pontos. Em Manaus, Argentinos Juniors X Corinthians atingiu 7,3 de média, contra 2,5 da concorrente direta. O jogo marcou em Fortaleza,10,1 pontos para o SBT, contra 4,9 da Record. Em Belém foram 6 pontos de média, contra 5,2 pontos, num cenário mais apertado.
A vice-liderança também foi conquistada no Distrito Federal (4,7 pontos) e em Curitiba (5,2 pontos). No PNT, a partida da Sul-Americana garantiu 5,6 pontos, contra 4,5 da Record.
Os dados obtidos com exclusividade pela Coluna do Vannucci apontam que o jogo conseguiu aumentar a participação das mulheres das faixas etárias de 12-17 e 50+ e das classes sociais AB, C2 e C1.
Importância dos eventos esportivos
Esses números deixam muito claro a importância dos eventos esportivos exclusivos para as emissoras de TV aberta. Um bom produto com jogos interessantes e times de grande é capaz de atrair anunciantes e um telespectador que talvez não siga a emissora em outros horários. Ao incluir esse público que busca o factual, a emissora pode levá-lo a outros programas e atrações.
Jogos de futebol, por exemplo, são aqueles eventos que agregam valor, credibilidade e precisam ser acompanhados ao vivo em função da surpresa com resultados e viradas. Por isso mesmo, quando são bons se transformam nos picos semanais de audiência no SBT, Record e Band. Na TV Globo perdem para as novelas e Jornal Nacional, mas levam anunciantes específicos que buscam um telespectador bem determinado.
Não basta ter o evento, é necessário falar dele
O SBT já deu um importante passo ao apostar em eventos esportivos para sua grade, algo que não era comum em outras épocas na emissora. É um grande avanço, não há como negar, com impactos em publicidade e audiência. Entretanto, é fundamental ampliar o espaço dos programas e jornais esportivos para fidelizar esse público e ampliar a exposição dos anunciantes do futebol.
Atualmente, como produto de rede, o SBT oferece o Arena SBT às segundas-feiras e SBT Sports aos domingos. Além disso, tem entradas ao vivo nos dias de transmissão em programas como Chega Mais, Fofocalizando e Tá na Hora. Mas, não há como negar que uma atração diária sobre esportes aumentaria a projeção dos campeonatos transmitidos pelo SBT.
No Rio de Janeiro, diariamente tem o SBT Sports com meia hora de duração. Os resultados em audiência são interessantes e há fidelidade dos torcedores dos times cariocas. Pode parecer besteira, mas esse dia a dia de informação e debates esportivos contribuem muito para os campeonatos transmitidos pelo SBT. Fica aqui uma sugestão para aumentar a eficiência do esporte na emissora, algo que traz bons resultados em vários aspectos.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.