Através de um comunicado enviado pela assessoria de imprensa, o SBT lamentou a morte de Jô Soares, ocorrida na madrugada desta sexta-feira (05). Com longa passagem pelo canal, o apresentador fez um enorme sucesso com o humorístico Veja o Gordo, entre 1988 e 1990, e o talk show Jô Soares Onze e Meia, entre 1988 e 1999.
Em nota publicada, o SBT afirmou que José Eugênio Soares, mais conhecido como Jô Soares, “foi um carioca que veio ao mundo para, dentre outras missões, a nobre arte de fazer rir. Desde pequeno, tinha em seus pais – Mercedes e Orlando – uma agradável companhia e grande incentivo na descoberta de sua verve artística”.
O canal também relembrou os programas comandados pelo apresentador, destacando que ele fez parte da equipe que atuou na cobertura da Copa do Mundo de 1994. Direto de Los Angeles, a atração batizada de Jô na Copa contava com a participação de ex-jogadores, celebridades e também mulheres, algo raro na época. O artista era apaixonado por futebol e também já recebeu homenagens de clubes.
Confira abaixo trechos da nota enviada pelo SBT:
“É com imenso pesar que o SBT lamenta a morte do ator, escritor, apresentador e comediante Jô Soares, aos 84 anos, nesta sexta-feira, 5 de agosto, em decorrência de uma pneumonia, Jô estava internado desde o dia 28 de julho no Hospital Sírio Libanês, na zona central de São Paulo. José Eugênio Soares, foi um carioca que veio ao mundo para, dentre outras missões, a nobre arte de fazer rir. Desde pequeno, tinha em seus pais – Mercedes e Orlando – uma agradável companhia e grande incentivo na descoberta de sua verve artística.
Em 1988, Jô chega ao SBT para renovar as noites de segunda-feira com o sofisticado humor, agora rebatizado de Veja o Gordo, onde carregou consigo personagens de suas atrações anteriores, e criou novos que foram sucesso na emissora, dentre eles a economista Lilia Bife Quibe no jornal Gordo Economia.
Mas foi em agosto de 1988, que uma revolução acontece na carreira de Jô, e na história da televisão brasileira. Jô ganha de Silvio Santos a oportunidade de realizar seu sonho ao comandar um talk show que mesclasse entrevistas, música e humor, inovando com vanguardia os finais de noite da TV brasileira, criando uma fórmula inesgotável que até hoje reflete-se em sucesso absoluto. Estava lançado Jô Soares Onze e Meia.
Motivo de alfinetadas bem humoradas de Jô quando o programa começava mais tarde, Jô Soares Onze e Meia foi ponto de encontro dos telespectadores com personalidades da história recente do Brasil, em todos os setores, de empresários a pessoas comuns, de artistas a desportistas, passando por integrantes da política de todo o Brasil e lançando talentos. Durante a Copa do Mundo dos Estados Unidos, em 1994, comanda uma mesa redonda direto de Los Angeles batizada de Jô na Copa, com a participação de ex-jogadores, celebridades e, inclusivo e antenado, convida pela primeira vez mulheres para debater a performance da seleção.
Jô fora casado com a atriz Thereza Austregésilo, com quem teve o filho Rafael, falecido em 2014. Em 1987 casou-se com Flávia Junqueira. O SBT se solidariza com todo o público, que tinha em Jô Soares um grande amigo da televisão, e particularmente deseja que Deus conforte seus familiares e amigos”.
Leia também: Famosos e amigos lamentam a morte do apresentador Jô Soares; confira as homenagens