O SBT decidiu recentemente ajustar a grade de programação de suas tardes de segunda a sexta-feira. A mudança mais notável é a extensão do Fofocalizando, que ganhará mais 15 minutos no ar. Como resultado, as novelas terão menos tempo de exibição. A implementação dessa mudança começou ontem (01), com o programa de fofocas ganhando um adicional de 5 minutos.
Curiosamente, essa alteração ocorre justamente quando as novelas mexicanas começam a superar a RECORD. Com a rejeição evidente à novela Apocalipse, a audiência vem migrando para o SBT.
Para ilustrar, na última sexta-feira (28), a novela Contigo Sim foi o único programa do SBT, das 07h30 até cerca da meia-noite, que fechou com média na vice-liderança isolada. A trama alcançou impressionantes 4 pontos de média e 4,5 de pico, com 9,9% de share. No mesmo horário, das 15h40 às 16h28, a RECORD ficou em terceiro lugar com 3,5 pontos. Em seguida, o Fofocalizando garantiu 3,3 pontos de média e 7,4% de share, contra 4,4 pontos da RECORD.
No entanto, esse feito não foi destacado. Em um comunicado à imprensa, o SBT destacou programas que sequer atingiram o segundo lugar, como o Tudo é Nosso, mas a novela mexicana não foi mencionada.
No Rio de Janeiro, embora Contigo Sim não tenha conquistado o segundo lugar, obteve a melhor média do dia com 2,7 pontos e 6,4% de share, contra 4,6 pontos de média da RECORD.
Vale ressaltar que, apesar de colecionar polêmicas – como a informação equivocada sobre a cirurgia de Livia Andrade – o Fofocalizando vem atraindo bons anunciantes, o que provavelmente motivou a decisão de estender seu tempo no ar. Ainda assim, a questão permanece: por que o SBT optou por esconder o sucesso de suas novelas mexicanas?