O telespectador do SBT já está acostumado, que atualmente a emissora não é um sinônimo de grandes coberturas jornalísticas, sempre prezando por uma programação mais voltada para o entretenimento, deixando sempre em último plano o que está acontecendo no Brasil e no mundo.
Leia também: SP: Audiência da TV de terça-feira (30/10)
Mas nada superou o último acontecimento de tão grande relevância, enquanto emissoras de todos os lugares do mundo pararam tudo para anunciar a vitória do próximo Presidente da República, o SBT continuava exibindo o programa do patrão e foi a última TV brasileira a anunciar o resultado já escancarado em todas os demais veículos de comunicação.
Um levantamento feito com exclusividade, aponta que a distância em relação as concorrentes foi assustadora.
Confira os horários em que cada emissora anunciou a vitória das eleições:
- RedeTV! – 19h03 – Boris Casoy afirma que Jair Bolsonaro é o novo presidente da República, com apenas 88% das urnas apuradas. “É impossível a virada neste momento”. Às 19h14 a emissora confirma o novo presidente eleito com 92% das urnas apuradas.
- Globo – 19h13 – Renata Lo Prete lê os números com 92% das urnas apuradas e diz “Bolsonaro eleito o 38º presidente do Brasil, na 8º eleição sucessiva desde a redemocratização”. Às 19h21 Bonner confirma a informação oficial do TSE.
- Record TV – 19h15 – Adriana Araújo diz que matematicamente com 92% das urnas apuradas o Brasil já tem seu novo presidente, mas que logo teria a informação oficial. Assim como a Globo, às 19h21 com 94% das urnas apuradas, Adriana anunciou a vitória de Bolsonaro.
- BAND – 19h15 – Enquanto o ‘Band Eleições’ era exibido com Datena, a emissora não interrompeu o debate mais colocou em seu GC “Bolsonaro (PSL) é eleito presidente”. Neste momento são 92% das urnas apuradas.
- SBT – 19h50 Finalmente, já perto das 20h00, a emissora interrompeu o Jogo das Fichas do Programa Silvio Santos para exibir a entrevista e discurso de Bolsonaro. A transmissão termina, de forma um tanto seca, coma vinheta das eleições 2018, sem dar muito detalhe se o SBT voltaria ou não com a cobertura.
Mais tarde, a emissora exibiu uma edição especial do ‘Poder em Foco’, comentando as eleições, mas leia-se “bem tarde”, por volta das 00h00. Horário onde metade da população brasileira já estava dormindo, descansando do dia bem movimentado.