Neste domingo (27), o SBT Agro apresenta uma visita ao cerrado mineiro, onde uma fazenda de café se destaca como uma das mais sustentáveis do mundo. A reportagem explora as técnicas inovadoras adotadas pelos proprietários, que incluem a criação de abelhas nativas para polinização e o plantio de árvores e plantas para controle de pragas.
Além disso, eles monitoram o solo, os ventos e as chuvas para otimizar o uso da irrigação. Essas práticas visam garantir uma produção agrícola que respeita o meio ambiente. A fazenda é reconhecida não apenas pela sua sustentabilidade, mas também pela qualidade do café que produz.
O programa também aborda os graves problemas causados pela seca extrema no Norte do Brasil. Com a falta de chuvas, os rios estão com níveis muito baixos, o que resulta em uma diminuição do volume de pesca na região. Pescadores do Pará, estado que lidera o consumo de peixes no Brasil, relatam que várias espécies estão praticamente desaparecendo.
Outra pauta relevante é a utilização de flores pelos produtores de uva para proteger os parreirais contra pragas. Espécies como o girassol e as rosas funcionam como um alerta para a presença de insetos nocivos e atraem inimigos naturais, promovendo um ecossistema equilibrado.
SBT Agro, apresentado por Sandro Ivanowski, vai ao ar todos os domingos às 07h30 da manhã, trazendo informações valiosas sobre o agronegócio e suas práticas sustentáveis.