Tradicional prova internacional de corrida de rua, a São Silvestre foi realizada na manhã deste sábado (31), em São Paulo. Na prova feminina, a hegemonia do Quênia foi mantida, agora com a vitória de Catherine Reline, de apenas 20 anos. Já na disputa entre os homens, o campeão foi Andrew Kwemoi, de 22 anos. Foi a primeira vez que um atleta de Uganda esteve no lugar mais alto do pódio na competição.
Prova feminina
Catherine Reline liderou a prova feminina desde a primeira parte da disputa e cruzou a linha de chegada com um tempo de 49min39s. Tricampeã da corrida, a etíope Yimer Wude ficou na segunda colocação, com 50min01s, seguido pela também etíope Kebebush Yisma, com 52min57s. A melhor brasileira na corrida foi Jenifer do Nascimento, que cruzou a linha de chegada na quarta colocação, com 54min02s.
“Esse ano, para mim, foi muito difícil. Eu tive alguns períodos de lesão. E no final da temporada a gente sempre chega um pouco mais cansado. Para mim, foi um ano de superação”, disse Jenifer, em entrevista para a TV Gazeta.
Prova masculina
Já Andrew Kwemoi, também abriu vantagem sobre os concorrentes no início, vencendo com um tempo de 44min42s. O pódio ficou completo com Joseph Panga, da Tanzânia, com 45min17s, e o também ugandense Maxwell Rotich, com 45min42s. Fábio Jesus Ferreira foi o melhor brasileiro na prova, conquistando o quarto lugar, com 46min13s.
“Pensando na minha mãe. Acho que ela estava dando força, porque não é fácil. Nossa vida é um pouco sofrida. Trabalho na Ecourbis, sou coletor [de lixo], minha rotina é muito puxada. Chegar aqui e fazer uma coisa que muitos às vezes duvidavam, e consagrar o quarto lugar na São Silvestre. Sem palavras. Só agradecer”, comentou Fábio, no microfone da TV Globo.
Leia também: Band homenageia Pelé exibindo documentários sobre o Rei