Uma campanha publicitária inédita na TV aberta e fechada tem chamado atenção do público. Desde a última segunda-feira (31), a Globo permitiu que um anunciante passe a ocupar os “créditos finais” de programas consagrados da sua programação. O espaço nunca havia sido usado para tal feito, mas agora está sob os cuidados do banco Santander. Nesta matéria, a Coluna do Toninho explica o que motivou a ação publicitária.
O banco comprou o espaço para divulgar sua primeira campanha sobre produtos de crédito em 2023. A peça foi criada pela agência BETCH Havas e desenvolvida em parceria com a O2 filmes.
A nova campanha intitulada ‘Crédito Pós-Crédito’, será exibida nos créditos finais de quase todos os programas da casa, incluindo o tradicional ‘Mais Você’, aos mais recentes como ‘Que história é Essa Porchat’ e a novela ‘Vai na Fé’. Apenas o ‘Jornal Nacional’ escapará do novo modelo, uma vez que tem contrato fechado com outro banco, o Nubank.
Além disso, o projeto também contempla o streaming Globoplay e a TV fechada em produções nacionais do GNT, VIVA, GloboNews, Multishow e SporTV.
É uma brincadeira lúdica. O que tem em todo programa de TV? Créditos finais. Então, onde tem crédito tem créditos.
diz o diretor-executivo de marketing do Santander no Brasil, Igor Puga.
Campanha autorizada
Mas olha que interessante. Este colunista digital também apurou que a campanha quase não foi ao ar. O projeto precisou de autorização da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e de algumas entidades de classe dos trabalhadores ligados à radiodifusão e órgãos de direitos autorais de trilha sonora.
Alguns dirigentes mais exigentes e ligados a modelos antigos quase barraram a estratégia. No entanto, a novidade acabou agradando a maioria.
Para o Estadão, o presidente do Fórum de Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp-Meios), Luiz Lara, elogiou o projeto do Santander com a Globo.
Eu acredito que a busca de novos formatos é fundamental para que as mensagens publicitárias das marcas anunciantes estejam cada vez mais diferenciadas e presentes no conteúdo da programação, criando novas interações e diálogos com os consumidores.
Não é preciso imaginar que, para ter o banco estampado em vários programas, recriando até vinhetas antigas, o Santander desembolsou uma boa grande, comenta-se que os milhões são uma realidade. 🤑
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.