A estreia do MasterChef Brasil 12 na Band foi com muita emoção e também pressão nesta terça-feira (27). E para Salomar, a competição acabou logo de início, se tornando o primeiro eliminado da temporada, após decisão dos jurados Erick Jacquin, Helena Rizzo e Henrique Fogaça.
Duelos
O primeiro desafio da temporada foi de duelos. Os 18 participantes foram divididos, a partir de escolhas pessoais, em 9 duelos. Com isso, eles deveriam cozinhar baseados em um mesmo grupo de alimentos, como “grãos” ou “suínos”.
A cada duelo, os jurados avaliaram os pratos. O melhor sobe ao mezanino e se salva. Já o pior, estaria automaticamente na Prova de Eliminação.
No último duelo, Ricard e Teresa tiveram um desempenho abaixo do esperado. Por conta disso, os chefes decidiram que os dois iram para a Prova de Eliminação. Além disso, também iriam sofrer uma penalidade de menos 5 minutos no tempo de prova.
"Os dois vão para eliminação"… e não só isso #MasterChefBr pic.twitter.com/eLHra2bm53
— MasterChef Brasil (@masterchefbr) May 28, 2025
Prova de eliminação
Na Prova de Eliminação, os derrotados nos duelos deveriam preparar um prato onde um vegetal seja o protagonista, explorando três texturas diferentes do ingrediente escolhido. Antes, como forma de inspiração, eles tiveram uma aula com a chef Helena Rizzo.
Receba atualizações em primeira mão!
Melhor entre os duelos, Daniele teve como missão punir outros três participantes com menos 5 minutos, além de Ricard e Teresa. Ela escolheu: Taynan, Sofia e Flavia.
Após uma hora de muita pressão, os chefes avaliaram os pratos e elencaram os piores: Ricard, Salomar e Flavia.
“Você entendeu a prova, mas não entendeu muito”, disse Fogaça, destacando a ausência de uma texturas no prato de Salomar, que acabou sendo o eliminado da noite.