O Aparecida Debate desta terça-feira (8), às 22h, traz o salário dos políticos como tema. No programa da TV Aparecida, o jornalista Eduardo Miranda entrevistará alguns especialistas para entender quanto custa para os cofres públicos manter o Congresso.
O jornalista Eduardo Miranda vai conversar com Melilo Dinis, analista político, e Marina Atoji, jornalista e diretora de programas do Transparência Brasil. E ainda com a deputada federal Adriana Ventura, do Partido Novo de São Paulo.
No primeiro bloco do programa, o assunto será os números dos salários dos políticos. Deputados e senadores tiveram um reajuste de 5,36% em fevereiro, uma mudança aprovada em 2022 para igualar o salário deles com os ministros do STF. Então, o programa busca entender o impacto que esse aumento causará na economia.
Depois, a discussão será em torno do custo dos gabinetes e assessores no Brasil. Para isso, o apresentador vai questionar os convidados sobre como, além do salário, esses benefícios dos políticos, comparados com a realidade do povo brasileiro, afetam a credibilidade da classe política. E ainda tentar entender o impacto dos auxílios, como moradia e passagens, na conta final.
E no último bloco, será abordada a ampliação de cadeiras no Congresso e custos futuros. Dentre os questionamentos estão se o Brasil tem uma política cara demais, se é possível fazer uma reforma para tornar o sistema político mais barato e eficiente, além de uma reflexão sobre o aumento de números de deputados federais e se é realmente necessário.
Aparecida Debate vai ao ar nas terças-feiras, às 22h.