Relembrando os principais acontecimentos do ano, a Retrospectiva 2023 manteve os bons índices de audiência na noite da última sexta-feira (29), na TV Globo. De acordo com Kantar Ibope Media, obtidos pelo Portal Alta Definição, o programa especial comandado por Sandra Annenberg superou em um décimo o desempenho do ano anterior e garantiu a liderança isolada.
Levada ao ar entre 22h28 e 00h29, a Retrospectiva consolidou 15,2 pontos de média e 35,7% de share. No mesmo horário, a Record obteve apenas 3,1 pontos de média e 7,2% de share, na segunda colocação.
Se comparado aos dados do ano anterior, a edição de 2023 da Retrospectiva teve um leve aumento nos índices. A audiência saltou de 15,1 pontos de média (em 2022) para os 15,2 pontos de média (atuais). Apesar da liderança isolada, são as duas piores audiências da história do programa especial.
A atração relembrou tudo o que foi notícia no ano, repercutido inclusive a separação de Luísa Sonza, após acusações de infidelidade de Chico Moedas. O programa também prestou homenagem Glória Maria, sua antiga apresentadora, que morreu no mês de fevereiro.