A partir desta segunda-feira (13), o programa Roda Viva (TV Cultura) inicia um rodízio de cartunistas que ocuparão a cadeira de Paulo Caruso. O profissional faleceu no último dia 04, aos 73 anos. Dessa forma, reconhecendo que Caruso era único e não substituível, a ideia é trazer novos olhares para a roda a cada semana, com diversidade de gênero e raça, contemplando diferentes vertentes do traço. Assim sendo, quadrinhistas, muralistas e expoentes de outras frentes do traço também vão receber convite.
O primeiro do rodízio será o cartunista Jean Galvão, chargista da Folha de S.Paulo e autor de livros infantis e de tirinhas. Aliás, na estreia do formato, a entrevista será a colega de profissão de Jean, Laerte Coutinho. A cartunista ocupa o centro do Roda Viva como parte da programação especial alusiva ao Mês da Mulher na atração da TV Cultura.
Laerte foi uma das criadoras da revista de quadrinhos Balão e é autora da revista Piratas do Tietê. Publicou trabalhos em veículos como O Pasquim, o Bicho, além dos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Também participou da redação de programas históricos da televisão, como TV Pirata, TV Colosso e Sai de Baixo. Além disso, venceu inúmeros prêmios por seus diversos trabalhos e é ainda cofundou a Associação Brasileira de Transgêneros.
O programa será ao vivo, a partir das 22h, sob o comando de Vera Magalhães, na TV Cultura, no site da emissora, YouTube, Tik Tok, Twitter e Facebook.