O Supremo Tribunal Federal (STF) liberou recentemente o processo que debate a descriminalização do porte de drogas para uso pessoal, aguardando agora a definição de uma data para a continuação do julgamento pelo presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso. Nesta semana, o STF também acusou o ex-juiz Sergio Moro de calúnia contra o ministro Gilmar Mendes e enfrentou o recurso do Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, em oposição à anulação da condenação de Marcelo Odebrecht na Operação Lava Jato.
A confiança pública no STF está polarizada, conforme revela pesquisa do instituto AtlasIntel divulgada em maio, onde 44,7% dos entrevistados confiam nos ministros, enquanto 43,6% mostram desconfiança e 11,6% não possuem uma opinião formada.
O programa Roda Viva (TV Cultura), com apresentação de Vera Magalhães, convidará o presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, para uma discussão sobre estes e outros assuntos pertinentes à Suprema Corte.
A entrevista contará com a participação de jornalistas renomados como Carolina Brígido, colunista do UOL; Constança Rezende, repórter da Folha de S.Paulo; Felipe Recondo, diretor de conteúdo do JOTA; Thiago Bronzatto, diretor da sucursal de Brasília do jornal O Globo; e Weslley Galzo, repórter de política do Estadão em Brasília. Há ainda a participação do cartunista Luciano Veronezi.
O programa será transmitido ao vivo às 22h pela TV Cultura, no site da emissora, no aplicativo Cultura Play e em plataformas como X (antigo Twitter), YouTube, Tik Tok e Facebook.