O Roda Viva desta segunda-feira (31), apresentado por Vera Magalhães, recebe Marina Silva (Rede), deputada federal eleita por São Paulo nas Eleições 2022. Ela volta ao congresso num dos piores momentos da política ambiental do país e é cotada para integrar o novo governo, tendo sido aliada na campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o novo presidente do Brasil.
Marina Osmarina da Silva Vaz de Lima nasceu em Rio Branco, no Acre. Tem 64 anos. É historiadora, professora e ambientalista filiada ao Partido Rede Sustentabilidade. Ao lado do ambientalista Chico Mendes, liderou movimentos sindicais em defesa da Floresta Amazônica. Foi vereadora, deputada estadual e, aos 36 anos, tornou-se a mais jovem senadora do país.
Foi a primeira a defender no senado a redução das emissões de gases de efeito estufa. Reeleita em 2002, aceitou o convite do então presidente Lula e assumiu o Ministério do Meio Ambiente. Perdeu a luta contra os transgênicos e contra a usina nuclear Angra 3, e não conseguiu que a Comissão Nacional de Biossegurança tivesse caráter ambientalista.
Em 2010, candidatou-se a presidente pelo PV (Partido Verde). Em 2014, foi de novo candidata a presidente pelo PSB (Partido Socialista Brasileiro), após a morte de Eduardo Campos. Em 2015, registrou seu novo partido, o Rede Sustentabilidade. Disputou pela terceira vez a Presidência da República em 2018. Agora, foi eleita deputada federal por São Paulo com 237 mil votos.
Compõem a bancada do Roda Viva com a convidada: Afra Balazina (Fundação SOS Mata Atlântica), Catia Seabra (repórter especial da Folha de S. Paulo), Cristiane Agostine (repórter de política do jornal Valor Econômico), Rodrigo Piscitelli (repórter da TV Cultura) e Sérgio Roxo (repórter da sucursal de São Paulo do jornal O Globo).
Essas e outras curiosidades podem ser acompanhadas no Roda Viva desta segunda-feira (31), a partir das 22h, na TV Cultura. O site da emissora e o YouTube retransmitem ao vivo a atração.
Leia também: Bolsonaristas confundem CNN Portugal com Brasil e atacam repórter: “Lixos”