Nesta terça-feira (22) triste, a notícia da morte do cantor Erasmo Carlos fez milhões brasileiros enaltecerem (ainda mais) o legado de uma das maiores vozes do país. O eterno ‘Tremendão’ ganhou destaque no Jornal Nacional (TV Globo), com exibição de uma matéria especial em homenagem a sua história de vida e legado na música durante seus 60 anos de carreira, além de mensagens de Roberto Carlos e outras personalidades.
Durante reportagem no JN foi detalhado o momento em que o rei Roberto Carlos soube da triste notícia: “Hoje pela manhã, Fernanda, a mulher de Erasmo, ligou para Roberto Carlos e disse que o amigo estava chegando ao fim. Roberto pediu então que pusesse seu telefone no ouvido dele e falou algumas palavras. Pouco tempo depois veio a notícia de que Erasmo tinha partido, deixando partido também o coração do amigo”, disse a repórter Lília Teles.
Por mensagem de áudio, Roberto falou ao Jornal Nacional: “Minha dor é muito grande, nem sei como dizer tudo que eu penso desse meu amigo querido, meu grande irmão, meu ídolo, por tudo, sua inteligência, bondade, por tudo que conheço dele. É um privilégio ter vivido com esse cara, o meu amigo, Erasmo Carlos. Que o Senhor Deus abençoe sempre, sempre e sempre, amém!”, disse o Rei.
Também por áudio, Wanderléia disse: “Eu quero reportar aos companheiros, aos amigos, aos fãs, que nos acompanharam desde muito cedo, que sabem imaginar o que eu possa estar sentindo, que é o mesmo que vocês estão sentindo pelo que representa o Erasmo em nossas vidas, em nossos corações, na história da música brasileira. Amado Erasmo, que a sua luz brilhe, assim como brilhou aqui na terra, que brilhe no céu”.
Ao longo do dia, muitos artistas homenagearam o ídolo da Jovem Guarda. O telejornal exibiu homenagens vindas das redes sociais, como a da cantora Rosimary: “É preciso saber viver e você com todas as pedras no caminho superou e venceu! Obrigada por tantas maravilhas de letras e canções e atitudes do ser humano Erasmo ! Você sempre foi e será o gigante gentil , o gigante menino ,em nossos corações ! Vá em paz querido”. Marisa Monte disse: “Um espírito colossal com um coração bondoso. Não era à toa que seu apelido era Gigante Gentil. Super pai, super avô, super-homem. Eu adoro a narrativa descritiva de suas composições e as cenas cinematográficas que ele sabia criar como ninguém para ilustrar as situações vividas nas canções. Aprendi muito com ele e me orgulho de ter sido sua parceira, cúmplice e amiga. Descanse em paz meu ídolo e querido amigo inspirador!”.
A matéria ainda contou com depoimentos de Frejat, Maria Bethânia, Caetano Veloso, entre outros nomes.
O Jornal Nacional encerrou com uma imagem de Erasmo Carlos destacada no telão do estúdio e fez 1 minuto silêncio em homenagem ao cantor.
Leia também: TV Globo afasta Luís Roberto e Rembrandt Júnior vai estrear na Copa