Dira Paes, a Celeste de Fina Estampa, falou como está acompanhando a reprise da novela no horário nobre da TV Globo. Nesta entrevista além de falar da saudade de sua personagem, ela fala de sua amizade e admiração com Lilia Cabral, a Griselda, e diz que acompanha a evolução dia trama nas redes sociais.
Celeste era a melhor amiga de Griselda. Como foi a parceria com a Lilia Cabral em Fina Estampa?
A Lilia Cabral é uma atriz fabulosa, ela tem uma objetividade no olhar. Ela se expressa muito com os olhos. É muito legal ter a possibilidade de se encantar com seu parceiro de cena. E eu gostava muito de assistir à Lilia trabalhando. Acho que a Griselda foi uma grande personagem e ela, uma grande parceria de trabalho. Ela contracenava com todo mundo da novela. Era um daqueles personagens que exigem muito da atriz, não só na parte da interpretação, mas fisicamente falando também.
Você está conseguindo rever a novela? O que está achando?
Rever a novela tem sido uma experiência diferente. É como se eu estivesse revivendo um passado, onde o ritmo da vida era outro. A cada cena minha que revejo, vem uma lembrança boa daquela gravação, daquele dia.
Como foi a preparação para viver a Celeste?
Para viver a Celeste, eu mergulhei fundo nas experiências das mulheres que sofrem violência doméstica e não conseguem sair do ciclo vicioso dessa violação. Mulheres que não conseguem denunciar os maridos. Era nesse lugar que eu via a Celeste. Eu pensava no que fazia essa mulher ter a imobilidade de pedir ajuda, o que a deixava imóvel para não denunciar.
Leia também: Globo define estreia da próxima temporada de Malhação
Você lembra o que te atraiu na personagem, quando recebeu o convite para o papel?
O que me atraiu na Celeste foi a personalidade dela, tão contrária à minha. Eu não conseguiria ter a passividade da Celeste.
O que você tem ouvido (ou recebido de retorno nas redes sociais) dos amigos e do público agora que a novela está de volta?
O público reage de diversas formas. Na maioria das vezes, da forma mais elogiosa e defendendo também a importância desse personagem ainda no cenário atual. A novela transmitiu uma mensagem muito importante. Quando a gente consegue unir a arte com conscientização social, as ideias são propagadas em uma velocidade muito grande. Valeu muito a pena fazer e está valendo a pena rever.