Confira o resumo de Terra Nostra, que vai ao ar de segunda a sábado nas tardes da TV Globo. Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a trama retrata a imigração italiana no Brasil no final do século XIX e início do século XX. Protagonizada por Thiago Lacerda e Ana Paula Arósio, a novela acompanha o romance de Matteo e Giuliana, jovens italianos que enfrentam inúmeros desafios para viver um grande amor.
Você encontra aqui
Segunda-feira, 12 de janeiro de 2026 – Capítulo 108
Rosana e Marco Antônio repensam suas atitudes e decidem dar um passo atrás. Maria do Socorro se alegra ao perceber que o marido também deseja o filho que está por vir. O tempo avança quatro meses, e Padre Olavo se mostra surpreso ao notar a gravidez de Maria do Socorro.
Bartolo se dedica ao trabalho nos parreirais, enquanto Paola exibe com orgulho a barriga que cresce. Hortência manifesta o desejo de vender a antiga casa e também os negócios deixados pelo marido. Augusto celebra com a esposa a vitória nas urnas.
Damião e Tiziu optam por ir morar com Naná. Anacleto e Inêz passam um período na casa da filha. Florinda lança olhares insinuantes para Augusto, que não disfarça o interesse. Mariana inicia seu trabalho na residência de Gumercindo. Janete recebe inesperada gentileza do cocheiro Josué. Francesco viaja, e Paola sente a ausência dele. Atento, Augusto alerta Gumercindo para ter cautela com a sociedade firmada com Francesco.
Terça-feira, 13 de janeiro de 2026 – Capítulo 109
Hortência revela estar grávida e anuncia que pretende se casar com Amadeo. Mariana conta a Maria do Socorro que Francesquinho está internado na Santa Casa. Inêz demonstra preocupação com o cansaço excessivo da filha.
Luiza e Antônia comentam, em cochichos, sobre a patroa e a proximidade com Josué. Francesco retorna de viagem. Bartolo, animado, divide com Gumercindo as novidades: conheceu uma família italiana produtora de vinhos que passa a orientá-lo.
Paola se enfurece ao ouvir de Francesco que deverá permanecer em casa aguardando o nascimento do bebê. Fazendeiros pressionam Augusto por um posicionamento. Janete se irrita ao ver Mariana instalada na casa ao lado. Mariana confidencia a Rosana que, na Santa Casa, todos acreditam que Francesquinho é seu filho e o chamam de Mariano.
Quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 – Capítulo 110
Francesco se tranquiliza ao saber que a criança está fora de perigo e decide fazer uma generosa doação ao orfanato. Rosana sente vergonha da gravidez da própria mãe. Naná dá à luz uma menina. Hortência e Amadeo oficializam o casamento.
Nasce Aurora, filha de Francesco e Paola, e Janete comemora o fato de não ser um menino. Toninho sugere que Hortência venda a casa e invista o dinheiro nos negócios. Mariana e Leonora temem a decisão de Maria do Socorro de ter o bebê em casa.
Marco Antônio se enternece com a irmã recém-nascida, mas se irrita com as insinuações cruéis da mãe. Angélica confronta Augusto e pergunta diretamente sobre Florinda. A jovem confirma a aproximação, mas garante sua inocência. Matteo manifesta o desejo de ver o filho, e Marco Antônio leva a notícia até Rosana.
Quinta-feira, 15 de janeiro de 2026 – Capítulo 111
Rosana acredita que Gumercindo jamais permitirá que Matteo se aproxime da criança. Hortência e Amadeo planejam o futuro, e ele sugere investir na construção de casas.
Leia mais
Um clima de apreensão se espalha com a notícia no jornal: um caso de peste bubônica é identificado em Santos. Gumercindo resolve retornar à fazenda. Com a gravidez avançada, Maria do Socorro arruma as malas e pede que Leonora e Mariana se preparem para a viagem.
Paola se preocupa com o destino da fábrica de macarrão caso precise deixar São Paulo. Giuliana passa a noite sem dormir. No meio do caminho, Maria do Socorro entra em trabalho de parto e acaba dando à luz em plena mata, auxiliada por Leonora e Mariana. À distância, Gumercindo sofre ao ouvir os gritos da esposa e decide permanecer ao lado dela.
Sexta-feira, 16 de janeiro de 2026 – Capítulo 112
Maria do Socorro pede que o marido se afaste. O choro do bebê ecoa pela mata, anunciando o nascimento. Gumercindo se emociona ao descobrir que é um menino. Ele carrega a esposa nos braços até a fazenda e promete a si mesmo nunca mais pensar em Naná.
José Alceu e Tiziu se deparam com ratos pelo caminho. Rosana deseja ir para a fazenda. Francesco e Marco se alarmam com a confirmação do primeiro caso de peste na capital. Maria do Socorro apresenta febre.
Padre Olavo, afastado da paróquia por traduzir a missa, promete batizar o filho de Gumercindo na capela da fazenda e depois abandonar a batina. Marco Antônio quer tirar Giuliana e Aninha da cidade, mas ela decide permanecer ao lado de Matteo. Todos rezam pela recuperação de Maria do Socorro. Augusto tenta tranquilizar Rosana, afirmando que não há razão para pânico. Enfraquecida, Maria do Socorro se despede do marido e desmaia.
Sábado, 17 de janeiro de 2026 – Capítulo 113
Maria do Socorro desperta; a febre cedeu. Paola decide romper o resguardo e reassumir o comando da fábrica de macarrão. Mariana e Leonora retornam da fazenda e avisam Rosana sobre o nascimento de um menino.
A peste bubônica se alastra, fazendo muitas vítimas, e o governo anuncia a criação do Instituto Butantã. Mesmo debilitada, Maria do Socorro se levanta para o batizado do filho. Bartolo chega a São Paulo para buscar Leonora.
Amadeo avisa Matteo que pode desfazer a sociedade a qualquer momento. Toninho aconselha Hortência a recusar a proposta de Amadeo, que planeja vender os armazéns para investir em sobrados. Doutor Heriberto ordena a libertação de Januário e passa a desconfiar de Toninho. Gumercindo convida Bartolo e Leonora para serem padrinhos de seu filho.
ATENÇÃO
*Os resumos de novelas e séries são enviados ao Portal Alta Definição pelas emissoras de TV, podendo sofrer alterações de acordo com a edição da produção.
