Confira o resumo da semana da novela A Dona, que vai ao ar de segunda a sexta-feira no SBT. Protagonizada por Fernando Coluna, Lucero e antagonizado por Gabriela Spanic. O folhetim da Televisa, que tem o nome original de ‘Soy Tu Dueña’, tem 140 capítulos e foi escrita por Kary Fajer, sendo um remake da telenovela La dueña, produzida em 1995.
Capítulo 57 | segunda, 27/02
Leonor finge preocupação diante da ruptura de José Miguel e Valentina, e pergunta ao filho se ela deu alguma explicação. Ivana diz a Leonor que acredita que sua presença não agrada a José Miguel. Ivana comenta com José Miguel que sua prima está ficando louca pois faz dias que se trancou no quarto, começou a destruir tudo e grita o tempo todo que o homem que a fez sofrer pagará com a própria vida. Desolado, José Miguel não sabe se acredita ou não em Ivana. Leonor faz Valentina acreditar que a ideia de lhe pedir dinheiro a partiu de José Miguel. Para provocar ainda mais Valentina, diz que ela é muito ingênua em pensar que seu filho realmente a amava.
Sabino diz a José Miguel que há uns dias apareceram quatro vacas mortas e seguramente foi Rodrigo quem as matou, seguindo ordens de Valentina. Frederico diz a Ivana que sua mãe sofre por seu abandono. Valentina pede a Frederico que devolva a José Miguel o anel de compromisso. Ela avisa que os honorários dele como arquiteto e os reparos na cabana deve descontar do dinheiro que emprestou a Leonor.
Frederico, surpreso, tenta convencê-la que tudo isso é uma grande mentira. Frederico surpreende Rodrigo na casa de Sabino. Rodrigo diz que sempre o odiou pois ele amava Leonor, e ela o deixou pelo seu dinheiro. Frederico pede a Rodrigo que o mate porque se o deixar vivo, pagará por tê-lo humilhado e por tudo que fez e ele descobriu. Rodrigo, sarcástico diz para Frederico não se preocupar pois esses segredos ele levará para o túmulo. Rodrigo ateia fogo na cabana de Sabino, Ivana observa a cena ao longe. José Miguel, desesperado, entra na cabana em chamas para tentar resgatar seu pai, e consegue tirá-lo de lá ainda com vida, porém Frederico morre antes de dizer quem é o responsável pelo incêndio.
Gabriela sugere a Valentina que volte para a capital, pois no povoado ninguém gosta dela. Valentina diz que a solução para seus problemas não é fugir, e sim enfrentá-los de frente. Brenda diz a Alonso que está organizando o aniversário de Santiaguinho e que a criança vive dizendo que o único presente do qual não abre mão é a presença de seu pai na festa. Leonor, chorando, pede perdão diante do cadáver de Frederico. Valentina se surpreende quando Benita diz que Sabino acaba de avisar a Isabel sobre a morte de Frederico. Benita diz a Valentina que a cabana de Sabino se incendiou e Frederico ficou preso nas chamas. Filadelfo diz a Rodrigo que Valentina estava a sua procura. Valentina procura José Miguel. Ivana diz que a prima não tem nada que fazer ali, e a manda embora. José Miguel chega e pede a Valentina que desapareça de sua fazenda.
Capítulo 58 | terça, 28/02
Leonor garante a José Miguel que também lhe dói muito a morte de Frederico, e que apesar de tudo ela jamais deixou de amá-lo. Ivana, hipócrita, se mostra solidária a José Miguel, mas por entro se alegra com a morte de Frederico. Isabel vai ao velório de Frederico, mas Leonor furiosa, pede que retirem Isabel imediatamente do velório de seu marido. Ivana, furiosa, recrimina sua mãe por ter ido ao velório.
Ivana também diz que ela entende o amor da mãe pelo falecido. Filadelfo diz a Rodrigo que a cabana de Sabino se incendiou e Frederico morreu lá dentro. Rodrigo finge surpresa. Filadelfo pensa que Rodrigo foi quem incendiou a cabana de Sabino. Sabino encontra o anel de compromisso que José Miguel deu a Valentina nos restos de sua cabana e pensa que essa é a prova definitiva de quem provocou o incêndio que matou Frederico. Sabino diz a José Miguel que Ivana disse que ouviu quando Valentina e Rodrigo combinavam a morte do gado de José Miguel, e que o anel encontrado por ele é a prova de que Valentina foi quem incendiou a cabana. José Miguel pede a Ivana que seja sincera e diga a verdade. Ivana diz que um dia antes do incêndio viu Valentina e Frederico discutindo, e ainda que não saiba o motivo.
Valentina exige que Rodrigo diga o que tem contra a família Montesinos. José Miguel procura por Valentina e diz que se chegar a descobrir algum envolvimento dela na morte de seu pai, ela se arrependerá de ter nascido. Rodrigo pede a José que dê os pêsames por ele a Leonor. Como resposta, ele recebe um soco na cara. O Delegado diz a José Miguel que precisa averiguar melhor sobre o incêndio da cabana de Sabino. Ivana, hipócrita, insinua que a culpada é Valentina. José Miguel diz a Ivana que já percebeu que ela quer muito ver sua prima atrás das grades. Ivana responde que só quer que a justiça seja feita. Gabriela insiste para que Valentina resolva sua situação com José Miguel.
Capítulo 59 | quarta, 01/03
Pois do contrário, ele seguirá pensando que ela é uma assassina. Ernesto chega à fazenda “Os Caracóis”. Ivana se surpreende quando Leonor diz que Valentina não incendiou a cabana de Sabino, que ela não tem maldade suficiente para matá-lo, e não tinha motivos para fazê-lo, mas que Rodrigo sim, tinha muitos motivos para desejar a morte de Frederico.
O advogado diz a Valentina que quer lhe fazer algumas perguntas sobre a morte de Frederico. Ela responde que irá com ele a delegacia para colaborar com a resolução do caso. Rodrigo diz a Filadelfo que Valentina será dele. Filadelfo responde que seria melhor Rodrigo parar de sonhar tão alto, pois Valentina não é mulher para ele. João diz a José Miguel que Jesus o contou que viu Rodrigo circulando pelos arredores da fazenda e ameaçou de morte os pais do garoto caso ele contasse para alguém. Valentina diz ao delegado que utilizará todo seu poder para demonstrar sua inocência perante José Miguel. O Delegado diz a Valentina que Ivana foi a primeira a dizer lhe que Valentina provavelmente é a culpada pela morte de Frederico. Ivana diz a Rodrigo que Valentina é a principal suspeita da morte de Frederico, e que logo deverá ser presa.
Ela diz que se descobrir que Rodrigo está ajudando Valentina, ela mesma se encarregará de esclarecer que o verdadeiro assassino é Rodrigo. Enriqueta, furiosa, adverte Felipe que caso ele volte a ver sua filha, espalhará boatos de que ele não é um bom médico. José Miguel vai a cabana incendiada. Valentina pensa em sair para cavalgar e acaba saindo de pijama. Rodrigo a segue e José Miguel, ao vê-los, se dá conta de que realmente Valentina e Rodrigo são amantes. Ivana se insinua a José Miguel. Ele fica tentado, mas recua. Moises diz a José Miguel que sua mãe pagou a hipoteca da fazenda graças a um empréstimo que Valentina fez.
Confira outros resumos de A Dona. 🐴
Capítulo 60 | quinta, 02/03
Isabel se desculpa com Valentina por ter duvidado dela quanto a morte de Frederico. Valentina ordena a Rodrigo que contrate pessoas para derrubar a escola. José Miguel, furioso, diz a sua mãe que muitas vezes pediu a ela que jamais aceitasse dinheiro de Valentina mas, como ela não o ouviu, entregará a Valentina as escrituras da casa de Leonor na capital como pagamento pelo empréstimo.
Leonor diz que jamais permitirá que ele dê a sua casa. Felipe diz a Moíses que tentou falar com Enriqueta, mas ela é impossível; Ele afirma que não quer que Sandra tenha problemas com sua mãe, mas não desistirá dela caso Enriqueta continue se opondo. José Miguel diz a Valentina que pagará até o último centavo da dívida pelo pagamento da hipoteca da fazenda Montesinos, e enquanto não puder fazer o pagamento, deixará com ela as escrituras da casa de Leonor como garantia.
Moisés diz a Sandra que sua mãe está disposta a fazer o que precisar para evitar seu casamento com Felipe, mas ele não está de acordo com ela. Ivana insiste em convencer José Miguel de que Valentina segue apaixonada por Alonso. Alonso chega na fazenda Caracóis para pedir perdão a Valentina. Valentina responde que Alonso se superestima, pois talvez ela nunca estivesse assim tão apaixonada por ele e que deixa-lá no altar tenha sido um favor que ele fez. Alonso beija Valentina a força. Ela o esbofeteia.
Capítulo 61 | sexta, 03/03
Valentina adverte Alonso que se ele não sair imediatamente de sua casa, chamará seus capatazes para que o façam. Valentina diz a Benita que Alonso foi a fazenda pedir seu perdão, mas suspeita que a intenção verdadeira era comovê-la para que ela perdoasse sua dívida. Valentina pergunta a Ivana se alguém da fazenda disse a Alonso sobre o casamento que ocorreria entre ela e José Miguel. Benita responde que talvez Ivana ou Ernesto tenham comentado, ainda que sem querer.
Gabriela diz a José Miguel que existe uma razão forte pela qual Valentina mudou drasticamente com ele. Ela conta que Célia se apresentou com uma criança nos braços e garantiu que era filho de José Miguel. José Miguel pergunta a Gabriela se foi por isso que Valentina ateou fogo na cabana de Sabino, sem se importar que seu pai estava dentro. Gabriela questiona se José realmente acha que Valentina seria capaz disso. Ivana diz a Leonor que se ela realmente amava Frederico, e sabe que foi Rodrigo quem incendiou a cabana e o matou, o porquê de não o denunciar.
Leonor responde que ama seu marido, mas por amar mais a seu filho quer que ele continue acreditando que Valentina é a assassina de seu pai. Maria da Luz encontra a camisa de Rodrigo manchada de sangue. Cristina diz que o sangue certamente é de Lázaro, pois Rodrigo foi quem o matou. Maria da Luz diz que essa é a grande oportunidade da mãe de denunciar Rodrigo e assim cobrar todas as coisas que ele a fez. Ivana tenta fazer Leonor dizer porque não teve mais filhos. Leonor responde que Ivana não tem nenhum direito de se meter em seus assuntos pessoais. Rodrigo encontra Maria da Luz e Cristina e as adverte que andando sozinhas por aí pode acontecer alguma coisa de ruim com elas.