Confira o resumo da semana da novela A Dona, que vai ao ar de segunda a sexta-feira no SBT. Protagonizada por Fernando Coluna, Lucero e antagonizado por Gabriela Spanic. O folhetim da Televisa, que tem o nome original de ‘Soy Tu Dueña’, tem 140 capítulos e foi escrita por Kary Fajer, sendo um remake da telenovela La dueña, produzida em 1995.
Segunda-feira, 03/04
Rodrigo diz que Ivana deve ter matado alguém, mas ela responde que isso não é verdade e que seria incapaz de algo assim tão monstruoso. Rodrigo diz que ela é capaz de qualquer coisa para se livrar de quem a ameaça. Benita afirma para Valentina que ela não precisa terminar sua relação com José Miguel e que Ivana certamente é quem tem a culpa de tudo isso. Valentina responde que se a ?traição? fosse com qualquer uma poderia perdoá-lo, porém como José se envolveu com alguém de sua família, ela não pode aceitar. Enriqueta acorda e Moisés a diz que ela estava louca por tentar matá-lo. Enriqueta afirma que não aguentou ver sua filha casada com um médico qualquer e que isso jamais aceitará. Sandra escuta e responde que jamais voltará em sua casa, pois ama seu marido.
Enriqueta fica arrasada e pergunta para Moisés se ele ouviu o que Sandra disse. O homem afirma que sim e que apoia a filha. Alonso quita sua dívida com Valentina, conta que Brenda morreu e que agora ficará encarregado de seu filho, Santiaguinho. Alonso conta ainda que gostaria muito de uma oportunidade para reconquistá-la e garante que já não é mais como no passado. Valentina diz para Benita que Alonso foi pagar sua dívida com ela e pedir-lhe outra oportunidade para que reconstruam uma relação, mas que Benita não precisa se preocupar, pois ela ama José Miguel. Isabel diz para Ivana que precisam falar sobre sua gravidez.
Ivana responde que a mãe nunca importou nada que lhe dissesse respeito e que certamente sempre ficará do lado de Valentina, já que ela é rica. Ivana afirma que já tem o apoio de Leonor e que está certa que José Miguel vai lhe amar. O delegado Toledo diz para Nádia que ir a São Pedro foi muito produtivo, pois conseguiu informações sobre Valentina ser uma assassina, que matou alguns de seus empregados e é a principal suspeita de ter causado a morte de Frederico Montesinos. Nádia pergunta ao delegado o que isso tudo tem a ver com a morte de Oscar e ele responde que tudo indica que a própria Valentina é quem deve ter assassinado seu marido.
José Miguel diz a Alonso que se ele for atrás de Valentina, vai perder seu tempo, já que ela não o ama e merece um bom homem, coisa que Alonso jamais será. Alonso o responde que foi um homem estúpido ao perder Valentina, que realmente agiu mal, mas que recomeçou e nada nem ninguém poderá o impedir de lutar pelo amor dela, e conseguir seu perdão. José Miguel o adverte que também lutará pelo amor de Valentina, e assim sendo, eles serão rivais. Cristina exige que Rodrigo a diga se ele anda com outra mulher, ele responde que ela é muito pouca coisa pra ele, que ela é vulgar, e ele como um homem rico pode ter a seu lado a mulher que quiser, mas que não deixará Cristina totalmente, já que ela poderá ir sempre a sua casa, lavar sua roupa e cuidar da limpeza.
José Miguel diz a Valentina que tem certeza que o filho que Ivana está esperando não é dele, já que nunca tiveram relações, pois do contrário ele lembraria, finaliza dizendo amar Valentina e não querer perdê-la. Valentina responde que ele deveria se casar com Ivana, José Miguel a diz que o que ele faria com todo amor que senti por ela, Valentina e José se abraçam. José Miguel, furioso, diz a Ivana que ela transformou sua vida em um inferno. Ivana o diz que ela não desejava ter um bebê, mais aconteceu e esse será um laço que os unirá para sempre. Cristina diz para Amparo que Rodrigo a humilhou e que não tem provas de que ele matou Lázaro. Valentina recebe flores de Rodrigo e pede a Maria da Luz que as retire imediatamente de sua casa. José Miguel se surpreende ao saber que o novo dono de suas terras é Rodrigo.
Leonor surpreende Ivana tentando seduzir Rodrigo e escuta quando ele a rejeita dizendo que ama Valentina. Valentina diz a José Miguel que ainda que tenham terminado ela gostaria de ter uma relação cordial com ele, principalmente por causa de Jesus. José diz que dói muito ver que ela não tem confiança em seu amor mas confia em Ivana, mesmo quando já foi provado que ela foi capaz de comprar o silêncio de Célia com o relógio que era do pai de Valentina. Leonor tenta expulsar Ivana de sua casa, a insulta e joga em sua cara que a viu aos beijos com Rodrigo.
Ivana pergunta se incomoda mais vê-la com Rodrigo ou que ela traia José Miguel. Leonor responde que nenhuma das coisas, pois José não a quer e Rodrigo também a rejeitou. Leonor procura Isabel e a diz que ela sempre perseguiu seu marido, mas ele preferiu se casar com ela. Ela continua os insultos e diz Isabel é uma péssima mãe, pois Ivana é um asco de mulher. José Miguel tenta falar com Valentina, mas como ela se recusa, ele acaba entrando em seu quarto. Valentina vê José Miguel em seu quarto e pede ajuda a Maria da Luz para expulsa-lo dali. José pede a Maria que não faça nada. José Miguel rapta Valentina e a leva para que Célia a diga toda a verdade. Célia a entrega o relógio que era do pai de Valentina, e garante que ele foi dado como pagamento por uma mulher chamada Ivana.
Terça-feira, 04/04
Amparo diz a Felipe que chegará ao povoado e que já é o momento de se casar com Sandra. Ele responde que com Jesus em coma não o é prudente se casar no momento. Ela diz que Felipe já fez todo o humanamente possível no caso de Jesus, que ao decorrer de sua carreira ele terá muitos pacientes graves, mas sua vida pessoal precisa continuar. Valentina se desculpa com José Miguel por ter duvidado dele. José responde que está cansado de ter que se justificar a cada dúvida de Valentina e pede por mais confiança. Felipe diz a Sandra que no dia seguinte chegará o juiz que os casará. Sandra pede a Felipe que esperem mais uns dias, pois está confiante que Jesus vai reagir. Felipe não concorda e diz que se casará com ela rapidamente. Amparo diz a Felipe que nunca imaginou que uma garota tão imatura como Sandra amadureceria tão rápido ao ponto de enfrentar sua mãe por ele. Felipe, apaixonado, diz que Sandra é única.
Horácio consegue convencer Gabriela que Ivana o procurou por assuntos de José Miguel. Horácio e Gabriela se beijam. Isabel desmaia ao escutar Valentina dizendo para Benita que o dinheiro e o relógio que faltam no cofre foram roubados por Ivana. José Miguel despede Rodrigo e eles se enfrentam a golpes. Leonor aparece e alega ter advertido Rodrigo a não se meter com seu filho. Ela pede que ele vá embora antes que ela mesmo o mate. Rodrigo diz que eles se arrependerão amargamente do que fizeram. A mãe de Brenda chorando diz a Alonso que legalmente ele não precisará brigar pela custódia de Santiaguinho, pois a vontade de Brenda era que o menino ficasse com o pai. Mas que mesmo assim, lhe parece muito injusto perder a filha e o neto também. Alonso diz a mãe de Brenda que sabe que ela não acredita em suas palavras e em sua mudança, mas que demonstrará que aprendeu o verdadeiro significado de ser pai e compensará Santiaguinho com amor por todos os anos de abandono.
José Miguel oferece a Sabino a vaga de capataz que era de Rodrigo. Sabino o diz que sempre serão amigos, mas já está cansado demais para voltar ao trabalho na fazenda. Ele ainda diz que Valentina tem sido muito boa com ele, e seu novo posto não dá tanto trabalho como o antigo. Valentina pede perdão a José Miguel por duvidar dele e pede outra oportunidade. Eles se beijam e, justamente neste momento, Jesus recobra os sentidos. Felipe e Sandra se casam, enquanto Enriqueta tenta se suicidar. Isabel diz a Benita que Ivana vai ter um filho de José Miguel. Benita afirma que não é verdade, já que Ivana é capaz de inventar qualquer coisa a fim de conseguir o que se propõe.
Ivana se enfurece ao ver os primeiros resultados de seus exames, que constam negativo para gravidez. Ela tenta subornar a enfermeira para que os exames saiam positivos, mas ela é taxativa ao dizer que Ivana não está grávida. José Miguel e Valentina prometem que jamais voltarão a se desentender. Sandra, preocupada com a saúde de sua mãe, diz a Moisés que se sente culpada e não quer que sua mãe morra. Moisés tenta tranquilizá-la e diz que o que Enriqueta fez foi uma loucura e ninguém é responsável por isso. Ivana diz a José Miguel, em frente a Valentina, que está esperando um filho dele. Ivana garante a Valentina e José Miguel que vai ter um filho dele e mostra os exames. Valentina esbofeteia José Miguel e ele implora que ela escute sua versão do caso. José Miguel, furioso, diz a Ivana que ela conseguiu o que queria. Ivana responde que ele terá que se casar com ela, pois seu filho não pode ficar sem pai. José responde que jamais se casará com ela, porque ama Valentina.
Quarta-feira, 05/04
Felipe diz a Sandra e Moises que Enriqueta logo estará bem. José Miguel, furioso, recrimina Leonor por não tê-lo avisado que Ivana estava grávida. Ele afirma que tem certeza que esses exames são forjados e diz que jamais se casará com Ivana, pois ama Valentina. Leonor responde que José terá que ser responsável por seus atos e que a criança merece ter o sobrenome Montesinos. Valentina recrimina Isabel por saber que Ivana se encontrava com José Miguel e não lhe contou nada. Ela acusa a tia de só estar com ela por não ter pra onde ir. Benita pede que Isabel entenda Valentina, pois ela está sofrendo muito e só por isso disse o que disse. Valentina se arrepende do que disse e procura Isabel para pedir perdão. Ivana diz a Rodrigo que Valentina já sabe de seu “filho” com José Miguel e, assim, graças a ela, ele terá o caminho livre e a deverá um favor.
Ivana pede a Rodrigo que a ame. Eles se beijam, mas nesse momento Ivana tem uma alucinação e vê Oscar. Rodrigo diz que Ivana deve ter matado alguém, ela responde que isso não é verdade, pois ela seria incapaz de algo assim tão monstruoso. Rodrigo diz que ela é capaz de qualquer coisa para se livrar de quem a ameaça ou para atingir seus objetivos. Benita diz a Valentina que ela não precisa terminar sua relação com José Miguel, pois Ivana certamente é a culpada de tudo isso. Valentina responde que se a “traição” fosse com qualquer uma, poderia perdoá-lo. Porém como José se envolveu com alguém de sua família, ela não pode aceitar ele de volta. Enriqueta acorda e Moises diz que ela estava louca por tentar se matar. Enriqueta afirma que não aguentou ver sua filha casada com um “Mediquinho” e que jamais aceitará isso.
Sandra ouve a mãe falar e a diz que jamais voltará a colocar o pé em sua casa. Enriqueta fica arrasada e pergunta a Moises se ele ouviu os disparates de Sandra, ele afirma que sim e apoia a filha. Alonso quita sua dívida com Valentina e conta que Brenda morreu, por isso agora ficará encarregado de seu filho. Ele diz que gostaria muito de uma oportunidade para reconquistá-la e garante que já não é mais aquele homem que ela se envolveu no passado. Benita pergunta a Valentina o que Alonso estava fazendo ali. Ela conta tudo a Benita e diz que a amiga não precisa se preocupar, pois ela ama José Miguel. Isabel diz a Ivana que precisam falar sobre sua gravidez. Ivana responde que a mãe nunca se importou com nada que lhe dissesse respeito, e que certamente sempre ficará do lado de Valentina.
Ivana diz que já tem o apoio de Leonor, e que está certa que José Miguel vai acabar a amando tanto quanto ela a ele. O delegado Toledo diz a Nádia que ir a São Pedro foi muito produtivo, pois conseguiu informações importantes sobre Valentina, a quem todos afirmam ser uma assassina principal suspeita de ter causado a morte de Frederico Montesinos. Nádia pergunta ao delegado o que isso tudo tem a ver com a morte de Oscar. Ele responde que tudo indica que a própria Valentina é quem deve ter assassinado seu marido. José Miguel diz a Alonso que se ele for atrás de Valentina vai perder seu tempo, já que ela não o ama e merece um bom homem. Alonso o responde que foi um homem estúpido ao perder Valentina, que realmente agiu mal, mas que recomeçou sua vida e nada nem ninguém poderá o impedir de lutar por seu perdão. José Miguel o adverte que também lutará pelo amor de Valentina, portanto, eles serão rivais.
Confira outros resumos de A Dona. 🐴
Quinta-feira, 06/04
Cristina exige que Rodrigo a diga se ele anda com outra mulher. Ele responde que ela é muito pouca coisa pra ele, que ela é vulgar e ele, como um homem rico, pode ter ao seu lado a mulher que quiser. No entanto, ele diz que não deixará Cristina totalmente, já que ela poderá ir sempre a sua casa, lavar sua roupa e cuidar da limpeza. José Miguel diz a Valentina que tem certeza que o filho que Ivana está esperando não é dele, já que nunca tiveram relações. Valentina responde que ele deveria se casar com Ivana.
José Miguel diz que não saberia o que fazer com todo amor que sente por ela. Valentina e José se abraçam. José Miguel, furioso, diz a Ivana que ela transformou sua vida em um inferno. Ivana diz que ela não desejava ter um bebê, mas aconteceu e esse será um laço que os unirá para sempre. Cristina, chorando, diz a Amparo que Rodrigo a humilhou e que não tem provas de que ele matou Lázaro. Valentina recebe flores de Rodrigo e pede a Maria da Luz que as retire imediatamente de sua casa. José Miguel se surpreende ao saber que o novo dono de suas terras é Rodrigo.
José Miguel exige de Rodrigo provas de que realmente é o novo dono das terras da fazenda Montesinos. Um senhor se apresenta como representante legal de Rodrigo e mostra as escritas da fazenda. Rodrigo o diz que ficará com as terras e também com Valentina e pede a José que desapareça da fazenda antes que ele o expulse a balas. Isabel diz a Valentina que Ivana não merece o sacrifício que ela está fazendo ao renunciar o homem que ama. Por fim, ela pede perdão a Valentina por ter se calado sobre a relação de Ivana com Alonso. Enriqueta, por uma ideia de Leonor, faz Felipe acreditar que enfim aceitou seu casamento com Sandra.
Amparo sugere a Felipe que não confie muito em Enriqueta, pois a conhece há muito tempo e ela sempre foi uma pessoa deslumbrada e má. José Miguel diz a Moises que Rodrigo foi quem comprou suas terras. Maria da Luz diz a sua mãe que precisam levar a roupa de Rodrigo para o delegado. Cristina responde que o melhor é esquecer esse assunto. Maria, chorando, reclama com a mãe que Rodrigo fez muito mal as duas, e confessa que ele a violou. Ivana pede perdão a Valentina por tê-la roubado. Ela também pede ajuda para que José Miguel não deixe seu filho sem um pai. Valentina deixa claro que se não houvesse esse bebê, lutaria pelo amor de José. Mas como respeita os valores familiares, deixará seu caminho livre. Rodrigo adverte Leonor que não dará a José Miguel nem uma única gota da água de seu lago.
Sexta, 07/04
Ivana diz a Leonor que José Miguel denunciou Rodrigo e ele foi preso, e que Alonso está no povoado disposto a reconquistar Valentina. Leonor responde que lamenta desanimá-la, mas que a única coisa que a presença de Alonso vai conseguir é causar ciúmes em José Miguel. Enriqueta toma a liberdade de comprar móveis para a casa de Sandra, e Felipe, furioso, manda que retirem tudo. Isabel vai visitar Ivana para lhe perguntar como foi o interrogatório, e oferecer seu apoio, mas fica impactada quando vê Ivana ter alucinações e acaba confessando que matou Oscar Almeida. Ivana rapidamente se recupera e nega a mãe que tenha cometido o crime, e manda Isabel embora.
Felipe se desculpa com Sandra por sua atitude, a diz que ela merece tudo, mas que no momento ele não pode proporcionar melhores condições de vida a ela. Sandra diz a Felipe que o nota muito estranho e que sabe que ele tem mentido, pergunta depois o que está acontecendo, e ele responde que no momento, não pode dizer, mas pede que ela confie nele. José Miguel e Valentina se encontram na cabana e se abraçam apaixonados. José Miguel a diz que vive atormentado pelos ciúmes, Valentina o responde que ele a faz muita falta, e pede para que se esqueçam do mundo, eles se beijam. Gabriela chega angustiada a cabana e diz a Valentina e José Miguel que Isabel se declarou culpada da morte de Oscar Almeida, e foi presa.
Isabel diz ao Delegado Toledo que foi ela quem matou Oscar Almeida. José Miguel pergunta quem é Oscar e Valentina o diz que era um sócio de Alonso, que teve um romance com Ivana, e que alguém o matou, mas tem absoluta certeza que não foi sua tia. Isabel declara que Ivana foi vítima de Alonso e de Oscar, dois homens sem escrúpulos, e que matou Oscar para livrar sua filha dele. Valentina chega a delegacia exigindo ver sua tia, o Delegado diz que isso será impossível até que terminem de interrogá-la. José Miguel procura tranquilizar Valentina, dizendo a que estará a seu lado até que consigam libertar Isabel.
Isabel sustenta perante Ernesto e Valentina que ela assassinou Oscar, Valentina a abraça e o Delegado Toledo tenta separa-las para prender Isabel, José Miguel pede ao Delegado que permita que Valentina fique um tempo com sua tia, ele responde que as autoridades estão fazendo o seu trabalho e naquele momento Isabel precisa ser detida. O Delegado informa Ernesto e Valentina que Isabel será transferida para uma prisão feminina em 48 horas.
Alonso se apresenta na casa de Valentina garantindo que Isabel não é culpada pela morte de Oscar, pois sabe quem o matou, José Miguel o questiona e ele responde que não pode fazer acusações abertamente sem ter as devidas provas. Cristina chorando incrimina Rodrigo por ter abusado de sua filha, e o ameaça de morte, Rodrigo tenta a estrangular, justamente nesse momento chega Filadelfo e salva Cristina de morrer nas mãos de Rodrigo. Isabel confessa ao Padre Ventura ter assumido a culpa para proteger Ivana, por que ela vai ser mãe e não deseja que seu neto nasça na prisão.