CAPÍTULO 016,
SEGUNDA-FEIRA, 20 DE MAIO
– Helena e Atílio começam, enfim, uma tórrida lua-de-mel. A lua está linda, os dois têm sua primeira noite juntos. No dia seguinte, viajam pelos belos cenários de Teresópolis. Arnaldo diz a Branca que os investidores exigem a assinatura de Atílio no projeto. Eduarda conta a Milena que tem medo do mar. Sempre teve pesadelos com o mar. Kátia consola Lídia. Diz que há sempre alguém que toma um pileque em qualquer família. Cecília leva docinhos da festa para Sandrinha. Meg organiza seu aniversário na Mangueira. Quer aproveitar a festa para cantar uma ária de ópera na quadra da escola de samba. Marcelo estoura com as implicâncias de Branca e sua intromissão nos negócios e agride os irmãos. Milena convida Nando e Sandrinha para irem à quadra da mangueira no almoço de Meg. Sandrinha vê Eduarda na festa e corre para abraçá-la. Eduarda fica sem jeito.
Eduarda trata Sandrinha friamente na feijoada de Meg na quadra da Mangueira. Branca diz que Eduarda entrou para a família, virou intocável e foge da sua família. Helena e Atílio estão em inebriante lua-de-mel. Vão viajar para a extraordinária Teresópolis, de abismos verdes e montanhosos, céu muito azul. Atílio pede Helena em casamento e diz que deseja ter um filho com ela. Marcelo pede desculpas a Branca pela briga. Milena apresenta Fernando ao pai e Arnaldo reclama da impressão de sujo que dá o cabelo longo do rapaz. Nando se sente humilhado. Sandrinha supera a vergonha do pai e vai à escola. Atílio procura Helena no estúdio e a pede em casamento.
CAPÍTULO 017,
TERÇA, 21 DE MAIO
Atílio dá um anel a Helena. Branca pega uma faca para atacar Milena, quando ela diz ser inútil ficar de copo de bebida na mão, da manhã à noite, remoendo um amor impossível. Milena pergunta se ela vai virar mãe assassina. Branca responde que vai arrebentá-la se repetir o que disse. A briga é violenta.
As brutalidades verbais atingem também Leonardo. Atílio pede Helena em casamento diante de Flávia e Aninha. Milena tenta beijar Nando, mas Fausto chega. Eduarda vai ao médico e pergunta se pode ter relações sexuais. Helena conta a Eduarda sobre o pedido de casamento que Atílio fez. Atílio brinca o casamento com os amigos de Helena. Eduarda dá parabéns a Atílio pelo casamento com sua mãe diante de Branca, Isabel e de toda a diretoria da empresa.
Leia também: Resumo dos próximos capítulos de Órfãos da Terra
CAPÍTULO 018,
QUARTA, 22 DE MAIO
Isabel acha ridículo o casamento de Atílio e sai da sala. Branca vai atrás dela para dizer que mulher que não segura homem é o fim. As duas discutem. Isabel acusa Branca de ser apaixonada por Atílio. Branca fica tonta e quase bate com o carro. Isabel promete se vingar de Atílio e Helena. Milena diz a Laura que pensa em sair de casa.
Isabel diz a Camila que Branca jamais a mandará embora porque ela sabe de todas as falcatruas da empresa. Virgínia quer fazer uma despedida de solteiro para Helena. Atílio marca o casamento para dia 5. Helena está com as amigas na despedida de solteiro. Atílio está em casa sozinho quando Isabel, de surpresa, toca a campainha e diz que vai fazer sua despedida de solteiro.
CAPÍTULO 019,
QUINTA, 23 DE MAIO
Isabel está meio bêbada e quer fazer uma despedida de solteiro a dois com Atílio. Vai levando um fora atrás do outro. Abre o armário dele e mostra que ainda tem camisolas suas ali. Depois da rejeição final, ela o acusa de ter matado sua mulher, Alice. Disse que ele estava bêbado ao volante quando houve o acidente. Implora por sexo, mas ele se recusa a transar com ela.
Ela grita, chora e acaba dormindo. Helena e as amigas riem a noite inteira. Catarina conhece Rodrigo na casa de Virgínia e eles brigam. Isabel só vai para casa de manhã e falta ao trabalho. Milena briga com Arnaldo. Eduarda e Marcelo vão conhecer o novo apartamento deles e adoram. Começa o casamento de Helena e Atílio. Helena vê Branca, que veio mesmo sem ter sido convidada.
CAPÍTULO 029,
SEXTA, 24 DE MAIO
Branca deseja felicidades e até filhos para o casal. Helena se incomoda com os comentários de Branca, que cumprimenta Atílio com um beijo na boca. A lua-de-mel será em Buenos Aires. A festa é no restaurante de Wilson. Atílio faz um discurso apaixonado. Isabel não se sente bem e sai de uma reunião de negócios. Orestes aparece de surpresa para dar os parabéns. Ele lembra o dia em que se casaram, mas Helena pede para que evite nostalgias.
Atílio cumprimenta Orestes como se fossem amigos queridos. Orestes se esconde para não ser visto por Eduarda. Isabel se consola com a irmã. Milena continua a paquerar Nando e tenta se aproximar cada vez mais de sua família. A bateria da Mangueira começa a bater. É a festa de aniversário de Meg, na quadra da escola de samba. Milena procura Nando no salão de Lídia.