A pandemia causa pelo coronavírus afetou em cheio a programação das emissoras de TV. Assim como a Globo, a Record TV também precisou cancelar as gravações de suas novelas Amor Sem Igual e Gênesis, esta última tinha sua estreia marcada para Abril. Sendo assim, a emissora escolheu reexibir a novela Jesus em uma versão especial.
Com status de superprodução, Jesus foi escrita por Paula Richard, com direção geral de Edgard Miranda e teve locações nos complexo de estúdios da Record TV no Rio de Janeiro e também no Marrocos.
Além do sucesso no Brasil, o folhetim também seguiu o caminho de suas antecessoras no mercado internacional e foi líder de audiência no Estados Unidos. Na Record TV, sua primeira exibição foi entre julho de 2018 e abril de 2019.
Para contar a saga de Jesus Cristo, a emissora escolheu o ator Dudu Azevedo. Na época, sua decisão causou polêmica e houve quem postasse no fracasso. No entanto, o ator conquistou o carinho do público e calou as críticas anteriores a estreia. Além de Dudu Azevedo, outros grandes nomes da teledramaturgia fizeram parte da história, entre eles: Adriana Garambone, Beth Goulart, Mayana Moura, Day Mesquita, Fernando Pavão, Larissa Maciel, Petrônio Gontijo, Vanessa Gerbelli, Claudia Mauro e Nicola Siri.