O repórter, Ricardo Sérgio, de 23 anos – integrante da Pastoral da Comunicação (Pascom) da paróquia de Nossa Senhora da Piedade, em Espírito Santo, no interior do Rio Grande do Norte, publicou uma nota em seu Instagram sobre o episódio constrangedor que passou com o arcebispo do estado, Dom Jaime Vieira Rocha, no dia 1º de fevereiro após celebração de missa na cidade.
Em nota, Ricardo disse que não esperava toda a repercussão e gostaria “de forma respeitosa lembrassem que por trás de um bispo e de um jovem no servir de sua paróquia, existem famílias e seres humanos que merecem respeito” e a afirma que “de minha parte já está tudo resolvido, estou em paz”. O jovem repórter ainda disse que conversou com arcebispo por telefone e “tudo se resolveu”. Ele ainda agradeceu o carinho e mensagens de apoio e frisou que tudo está resolvido. Em nenhum momento ele relaciona o ocorrido a LGBTfobia.
Entenda o fato
Acusado de homofobia nas redes sociais, no vídeo que viralizou, Dom Jaime aparece ao lado do repórter esperando o momento do início da entrevista. Quando Ricardo começa a falar, o arcebispo muda a expressão e logo em seguida se nega a responder à pergunta formulada pelo repórter. Neste momento, o entrevistador não entende e questiona o motivo do arcebispo negar a resposta. Sem uma resposta concreta, o religioso diz que “O mundo está complexo”, e “Eu não estou gostando dessa entrevista, não. Vocês estão me usando para me ridicularizar?”, questionou no vídeo. Na sequência uma outra pessoa intervem e convence o arcebispo a dar a entrevista, mas só aceita sem a presença do repórter.
Nas redes sociais foram milhares de comentários, em sua grande maioria, criticando o arcebispo:
Religioso pede desculpas
Após repercussão negativa, no dia seguinte, em nota o arcebispo Dom Jaime disse que pediu desculpas por telefone a Ricardo e também se desculpou por causar “algum inconveniente aos irmãos da paróquia”. Na mesma nota, reconheceu o importante trabalho das equipes da Pastoral de Comunicação das paróquias, especialmente em período de pandemia. Leia na íntegra:
Em virtude de polêmica suscitada em redes sociais, venho através desta, como já fiz pessoalmente por telefone, pedir desculpas se posso ter causado algum inconveniente aos irmãos dessa amada paróquia no âmbito das relações interpessoais, na noite desta segunda-feira, 01 de fevereiro, após a última novena da Festa de Nossa Senhora da Piedade.
Dom Jaime Vieira Rocha
Quem me conhece sabe que não é do meu caráter e se afasta dos ensinamentos cristãos, que há 46 anos tenho por missão difundir e levar a quantos queiram ouvir, causar qualquer tipo de constrangimento ou desqualificar quem quer que seja.
Ao agente Ricardo Sérgio e demais membros daquela equipe da Pascom, meu reconhecimento pelo importante trabalho que desempenham, bem como todas as equipes da Pastoral da Comunicação em nossas paróquias, especialmente, durante este período da pandemia, proporcionando que os fiéis possam participar das missas e demais celebrações, mesmo de forma virtual. Que Deus os recompense pelo zelo missionário e evangelizador, por meio da comunicação.
Deus os favoreça.
Arcebispo de Natal
Leia também: Assédio? Público reage a beijos de Karol Conká e Arcrebiano