Nesta quinta-feira (30), o jornalismo da Record TV conquistou mais um prêmio. Pelo terceiro ano consecutivo, o Câmera Record levou o Prêmio República, promovido pela Associação Nacional dos Procuradores da República, na categoria Jornalismo/Televisão. A reportagem vencedora foi ‘A Escravidão no Século XXI‘, que aborda a exploração de trabalhadores em plantações de Cacau.
A conquista é algo inédito nos oito anos da premiação, uma vez que, o programa venceu a disputa pela terceiro ano seguido. Vale destacar ainda que, a emissora concorria com outro material do próprio Câmera Record, ‘Brumadinho – Revelações de um Crime‘, que também foi selecionado dentre os três finalistas da premiação na categoria Televisão.
A reportagem premiada teve conteúdo exclusivo também fora da televisão, uma parceria com o portal da emissora rendeu um material inédito sobre os bastidores da reportagem, podcast e infográfico que se encontram disponíveis no R7. Além disso, a reportagem completa também pode ser vista no PlayPlus.
Escravidão no Século XXI
O documentário exibido no ‘Câmera Record’ revelou o cenário de extrema pobreza que envolve uma das grandes riquezas brasileiras. Para produzir tudo foram necessários quatro meses de uma minuciosa investigação, realizada em três estados. A equipe também teve acesso a documentos obtidos com exclusividade pela Lei de Acesso à Informação.
Liderados pelo vice-presidente de jornalismo, Antonio Guerreiro, eis a equipe premiada: Marcus Reis, Adriana Farias, Gilson Fredy, Marcelo Magalhães, Rafael Gomide, Mateus Munin, Renata Garofano, Gustavo Costa e Pablo Toledo. E ainda, Caio Laronga, Diego Molina, Rafael Ramos e Renan Larangeira, sob a direção de Aline Sordili, Clóvis Rabelo, Rogerio Gallo e Thiago Contreira.
Leia também: Record TV Rio anuncia Wagner Montes Filho como o novo titular do ‘Balanço Geral RJ Manhã’