Foram mais de 300 concorrentes para a edição deste ano do Prêmio Abraciclo, que escolheu a reportagem da Record TV Rio para o primeiro lugar na categoria Motocicletas. A premiação aconteceu no São Paulo Expocenter, durante o Salão Duas Rodas, evento do setor onde os fabricantes de veículos ciclo motores apresentam as novidades do setor e os lançamentos, e contou mais de 400 pessoas. O apresentador Fábio Ramalho recebeu o prêmio que concorreu com reportagens de vários veículos locais e nacionais.
Leia também > Record TV Rio é finalista no Prêmio Abraciclo de Jornalismo
A reportagem exibida no quadro “Achamos no Rio” do Balanço Geral RJ conta a história de uma paixão por motos que acabou se transformando em um museu. Motos antigas e novas fazem parte do acervo do maior Museu de Motos do Rio de Janeiro, em Petrópolis, mostrado por Fábio Ramalho. Para a produção da reportagem, Ramalho subiu a serra e foi até Petrópolis, região metropolitana do Rio, para mostrar as motos que fizeram história e marcaram uma geração. Durante todo o quadro, Ramalho faz questão de lembrar sobre a segurança no transporte: uso de capacete, excesso de velocidade, cuidado com bebidas alcoólicas, dentre outros cuidados.
O Prêmio Abraciclo de Jornalismo tem como objetivo incentivar a elaboração e a veiculação, pela imprensa brasileira, de trabalhos jornalísticos que analisem, documentem, comentem e propaguem, dentro dos mais diversos contextos, o uso dos veículos de duas rodas como meio efetivo e seguro de transporte, sejam motocicletas, ciclomotores, motonetas, bicicletas ou similares.
Nesta edição há três grupos de categorias: Motocicletas (Impresso & digital e Som e Imagem), Bicicletas (todas as matérias sobre bicicletas, independente do meio), e Polo Industrial de Manaus (PIM) (matérias publicadas por veículos sediados no Estado do Amazonas).