Nesta quinta-feira (1), às 21h, a TV Aparecida exibe um Arquivo A intitulado Franciscus. Conduzida pela jornalista Gabriele Dutra, a reportagem vai trazer a trajetória do Santo Padre à frente da Igreja Católica, seu legado e as passagens que fez pelo Brasil.
O programa começa com a caminhada de Papa Francisco, desde seu nascimento em Buenos Aires, em 17 de dezembro de 1936, até se tornar o primeiro papa jesuíta e da América Latina. Ele assumiu a missão depois da aposentadoria de Bento XVI. E ainda que tivesse uma linha diferente de seu antecessor, Francisco sempre olhou com respeito a decisão do pontífice alemão.
A produção também vai entrevistar especialistas e teólogos para fazer um balanço do tempo de Francisco à frente da Igreja, relembrando momentos importantes da sua caminhada e suas encíclicas, que reforçavam os cuidados com a Casa Comum, a importância da fraternidade e amizade social. Ainda será evidenciado sua missão de fazer uma Igreja Sinodal.
O Arquivo A também relembrará as passagens de Papa Francisco pelo Brasil. Em 2007, ainda como Cardeal Jorge Mario Bergoglio, e depois em sua primeira missão como pontífice, na Jornada Mundial da Juventude, em 2013. A repórter Gabriele Dutra vai até o Museu do Santuário Nacional, em Aparecida, que guarda objetos que marcam sua passagem. Além também de conhecer pessoas que tiveram um contato pessoal com Francisco e que marcaram suas vidas.
E ainda será evidenciado como o Papa encarou uma pandemia de proporções inimagináveis, seus apelos para o fim das guerras e pedindo paz, as reformas internas que fez incentivando uma maior participação feminina na Igreja. Além de ter suportado as dores da idade e a rotina pesada para cumprir sua missão de levar esperança e amor aos católicos em todo mundo.
O Arquivo A é exibido nas quintas-feiras, às 21h.