O Arquivo A desta quinta-feira (27), às 21h, vai apresentar a fé, a cultura e a religiosidade do povo de Pernambuco. O jornalista Eduardo Gois vai mostrar a atuação da Igreja no Sertão, na mais pura essência do Evangelho, apoiando o protagonismo das comunidades e organizações, onde muitos lutam por seus direitos e pela dignidade humana.
A equipe da TV Aparecida percorreu a fronteira do agreste com o sertão, foi e voltou da comunidade de Pesqueira até Arco Verde, entrou na localidade de Buíque e passou até mesmo pelo Recife. Durante sete dias foram acolhidos por gente de fé e perseverança. O programa irá mostrar a missão fundamental da Igreja Católica no sertão em modificar cenários de vida.
Em Pesqueira (PE), vai trazer exemplos do que é ser Igreja. No quilombo Novo Mundo, a Cáritas Arquidiocesana de Pesqueira ajudou no resgate da cultura e da esperança de um povo sofrido, que vinha há séculos se escondendo. O uso da tecnologia auxiliou na construção de cisternas para o armazenamento de água da chuva, usada para o cultivo de hortaliças e plantas nativas, os canteiros econômicos para a produção de frutas, verduras e legumes; e o fogão ecológico, uma alternativa econômica para cozinhar.
Depois, o Arquivo A mostrará os locais de devoção do povo da Diocese de Pesqueira, lugares que têm se tornado pontos de peregrinação de romeiros de várias partes do país. A cidade possui a única Catedral do Brasil dedicada a Santa Agueda. A cidade também abriga o Santuário de Cimbres, dentro do território indígena Xukuru, onde Nossa Senhora das Graças teria feito uma aparição no alto de uma montanha para duas meninas, em 1936.
A reportagem ainda irá destacar a tradição do povo Xukuru, que nos últimos anos tem fortalecido suas raízes e lutado pela preservação da natureza. São mais de 12.500 indígenas, em 24 aldeias divididas num território de mais de 27 mil hectares em dois municípios diferentes.
E por fim, um padre que construí do zero uma imensa obra de evangelização. Em Arco Verde, o Santuário da Divina Misericórdia tem atraído cada vez mais peregrinos. Padre Adilsom fez do lugar uma fonte de evangelização do povo e uma obra de caridade que tem devolvido a esperança do povo pobre que mora nas vizinhanças.
O Arquivo A vai ao ar nas quintas-feiras, às 21h.