O humorista Renato Aragão passou mal nesta quarta-feira (07) e foi socorrido pela esposa, Lílian Aragão. O ator de 87 anos está no Hospital Samaritano, localizado na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em decorrência de um ATI (Acidente Isquêmico Transitório) e deverá ficar internado sob vigilância neurológica por 48 horas.
“”Ele ficou zonzo e viemos para o hospital. Pensamos que fosse labirintite. Está em observação, como tem que ser. Está bem e monitorado com muito amor e carinho. Chegamos aqui às 10h, precisa ter de 24 a 48 horas de observação”, disse Lilian em entrevista a revista Quem Acontece.
“O Ataque Isquêmico Transitório (AIT) é quando uma artéria cerebral entope ou se rompe e há um déficit neurológico decorrente dessa isquemia (entupimento) ou hemorragia. A grande diferença entre o AIT e o Acidente Vascular Cerebral (AVC) é que o tempo de estabilização e reversão do déficit neurológico é de até 24 horas. O AIT é considerado um dos principais fatores de risco para o AVC. As causas mais comuns do AIT são a presença de coágulos de sangue que bloqueiam temporariamente o fluxo sanguíneo para o cérebro. Este coágulo pode ser decorrente de pressão arterial elevada, de infarto recente ou anomalias cardíacas. O ataque tem cura e o tratamento depende da causa. Entre os tratamentos mais comuns são o uso medicações anticoagulantes e antiplaquetárias, cirurgia que retira os depósitos de gordura das artérias e a angioplastia (implantação de um stent ou um balão para desobstruir a artéria afetada)”, informa o site da Rede Dor.
Leia também: Sergio Amaral, diretor de jornalismo da Band Brasília, morre aos 66 anos