A morte de José Venâncio, em Renascer, garantiu excelentes cenas nos capítulos de segunda e terça e marca uma importante virada na novela da TV Globo. Bruno Luperi não economizou na emoção para esse momento que não poderia ser alterado para não prejudicar a obra de Benedito Ruy Barbosa. Rodrigo Simas conquistou o telespectador que torcia para a morte de seu personagem ser alterada, afinal a química de Venâncio e Buba foi das mais interessantes.
Mas, a história vai continuar. Buba sofrerá com a postura de José Inocêncio quando toda a farsa da gravidez vier à tona. Além disso, um romance com José Augusto promete movimentar a história nos capítulos mais adiante.
A sequência que contou com o tiro, João Pedro socorrendo o irmão, a morte, o velório e o encontro com a mãe acabou distribuída em dois capítulos com diálogos inspiradíssimos. Além disso, a direção foi certeira com suas apostas em tomadas, iluminação, ritmo e finalizações. Impossível em casa não se emocionar com cada detalhe envolvendo a morte de José Venâncio.
A esperança da vida após a morte
Uma boa novela tem um poder único de vencer algumas convicções religiosas e levar o telespectador a vivenciar algo que todos desejamos: a continuidade da vida com quem amamos. Renascer deu mais uma prova sobre isso.
Maria Santa aparece novamente em sonho para José Inocêncio. Em sonho para quem não acredita em vida após morte, mas em espírito para quem sabe que a vida continua e que a morte é apenas uma passagem. O grande amor do fazendeiro volta em espírito para acolher e encaminhar seu filho, José Venâncio. E ao falar para o ex-marido que ficará um tempo sem aparecer porque o ama e tem suas obrigações, aponta para um cuidado com a adaptação do filho.
Logo depois, Maria Santa vai para o lado externo da casa e encontra o filho caminhando pelo local. Quase nenhuma palavra, mas gestos e olhares que mostram o desejo do rapaz continuar na terra e não aceitar a morte. Mas, uma mão estendida com amor é a deixa para os dois, de mãos dadas, caminhar para a luz, para o além, para a vida espiritual.
Uma sequência maravilhosa que rompe qualquer conceito religioso para celebrar a eternidade da vida e, principalmente, do amor. A morte física apenas separa o material, mas jamais acaba com o carinho, amor e relações.
Silêncio e respeito
E eu em casa, num silêncio absoluto e com o peito cheio de lágrimas de emoção, fui impactado com o que há de mais bonito: o reencontro vivo de mãe e filho. Ah, como eu quero que na vida real aconteça o mesmo dessa brilhante dramaturgia. Afinal de contas, meu amor continua o mesmo de 40 anos atrás.
Números
Segundo dados consolidados do Kantar Ibope obtidos pela Coluna do Vannucci junto a fontes do mercado, o capítulo desta terça-feira (23/4) marcou 26,2 pontos de média em São Paulo, o equivalente a 41,3% de share. Já no Rio de Janeiro, Renascer fechou com 25,5 de média, o que corresponde a 42,2% do público carioca.
Leia mais:
Atenção
*As informações e opiniões contidas no texto não refletem necessariamente o posicionamento do Portal Alta Definição.