A atriz Regina Duarte recebeu uma nova advertência do Instagram após publicar uma fake news envolvendo o presidente Lula (PT). Em seu perfil na plataforma, Duarte postou um trecho deturpado de uma entrevista do presidente Lula ao podcast Flow, em outubro de 2022, para atacá-lo.
A fala do petista, na qual ele menciona a facilidade das pessoas em acreditar em mentiras, foi tirada de contexto por adversários políticos durante a campanha eleitoral do segundo turno. No entanto, Duarte traz novamente a fake news para criticar o presidente, mesmo com o vídeo adulterado e fora de contexto.
O trecho é do momento em que o petista disse que Jair Bolsonaro (PL) é costumaz em propagar desinformações. Na época, Lula, comentava a explicação de Bolsonaro para o vídeo em que o então presidente disse ter “pintado um clima” com adolescentes venezuelanas, falou que, “textualmente”, Jair diz ser “preciso mentir”.
“Eu estava vendo um vídeo do Bozo esses dias, ele, naquele vídeo em que ele está falando das meninas venezuelanas, ele fala textualmente: ‘Tenho que mentir. É preciso mentir. O político tem que mentir’. Porque é sempre mais fácil acreditar numa mentira. Uma mentira, minha mãe dizia, uma mentira ela, ela voa. A verdade engatinha. É sempre assim. Mas eu acho que você tem muitos políticos no Brasil que não mentem e que são pessoas sérias. Sabe?”, declarou Lula ao Flow.
Assim sendo, ao clicar no post em questão, o Instagram adverte os usuários para o fato de que a informação compartilhada pela atriz é falsa e que o vídeo foi editado de forma a enganar as pessoas. Dessa vez, com foco em Lula, essa é a segunda oportunidade em que Regina Duarte recebe uma advertência do Instagram por compartilhar fake news.