Com uma reportagem de quase 5 minutos, o ‘Jornal da Record‘ subiu o tom sobre a demora do governo brasileiro para aprovação de vacinas contra covid-19. Na edição desta terça-feira (29), apresentada por Janine Borba e Luiz Fara Monteiro, o principal telejornal da Record TV mostrou um panorama da vacinação pelo mundo, detalhando que 47 países já deram início a imunização, mas que o Brasil segue sem data.
“O Brasil não tem nenhum pedido de uso registrado na Anvisa e nem data para começar a imunização“, lamentou Luiz ao chamar a reportagem. Janine foi ainda mais enfática: “Quatro farmacêuticas já mandaram documentos para agilizar o processo, mas até agora, ele não andou“.
Em seguida, a matéria começou com opiniões de especialistas, afirmando que “o governo federal tem se esforçado pouco para que as vacinas estejam a disposição da população brasileira“. Então, o Jornal da Record exibiu a fala do professor de Saúde Pública da USP, Gonzalo Vecina, que foi categórico:
“O governo tem que querer comprar, quem que vai registrar algum produto no Brasil, se não tem quem compre o produto Brasil. Quem é comprador de vacina no Brasil? O governo“.
A reportagem continua mostrando as dificuldades que os laboratórios tem encontrado para conseguirem a autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), e faz um alerta: “Enquanto por aqui, a vacina que pode ajudar a salvar milhares de vidas não sai, em boa parte do mundo a realidade e completamente diferente“, diz o repórter Alessandro Saturno.
O JR apresentou um gráfico, onde 47 países já iniciaram a vacinação, inclusive os vizinhos Chile e Argentina. Um total de 5 milhões de pessoas já foram vacinas. O jornal ainda destacou que “líderes das nações mais importantes do mundo estão dando exemplo e tomando a vacina para estimular a população a fazer o mesmo”. Imagens da vice-presidente eleita dos Estados Unidos, Kamala Harris, e do presidente Joe Biden, foram apresentadas como exemplo.
Ao final da matéria, os apresentadores do ‘Jornal da Record’ informaram que o Palácio do Planalto não quis comentar sobre os possíveis esforços do governo na procura de laboratórios que possam pedir registro de vacinas contra o coronavírus no Brasil.
A crítica ao governo de Jair Bolsonaro, acontece um dia após a Retrospectiva 2020 da emissora, que também surpreendeu ao não aliviar na hora de relembrar o que de fato aconteceu no mundo da política. Até frases polêmicas do presidente foram citadas em tom irônico, como por exemplo a ocasião em que Bolsonaro afirmou ter “histórico de atleta”.
Assista a reportagem na íntegra:
Leia também: Apresentador da Record TV “invade” casa de telespectadores em plena pandemia