Na manhã desta segunda-feira (05), jornalistas da Record TV Itapoan foram surpreendidos com a demissão do diretor de jornalismo Gustavo Orlandi. A informação passou a circular com uma mensagem interna, confirmando também a chegada de um novo diretor para ocupar o cargo.
Segundo fontes do Portal Alta Definição, Gustavo já não compareceu ao trabalho na manhã de hoje. Sua demissão foi cravada na última semana, quando o Vice-Preside de Jornalismo da Record, Antônio Guerreiro, fez uma visita surpresa ao canal.
Gustavo tinha cerca de 11 anos de Record, onde começou sua carreira na Record TV Rio Grande do Sul. No nacional, acumulou trabalhos como chefe de pauta e editor de texto do Domingo Show. Em 2021 assumiu a direção de jornalismo da Record TV Itapoan.
Entre os motivos supostamente apontados para sua saída, estaria o escândalo do Pix. Gustavo não tem participação ou suspeitas no golpe do pix que motivou a demissão por justa causa de dois jornalistas. Mas pesou o fato de o episódio ter acontecido sob sua gestão. Ainda segundo fontes, a queda na audiência dos programas locais também teria levado a saída.
Internamente, Gustavo era benquisto. Há um sentimento de “lamentação” por parte de alguns.
Novo diretor de jornalismo da Record TV Itapoan
Enquanto isso, a Record TV Itapoan já tem um novo diretor. Trata-se de Leonardo Habib. O experiente jornalista tem mais de 9 anos de casa, e começou sua carreia na Gazeta Esportiva, tendo passagens ainda pela TV Globo, como produtor e editor de reportagem.
Habib volta à Record TV na Bahia por onde já comandou o jornalismo entre os anos de 2019 e 2021. É dele a missão de concretizar ou não a ida dos jornalistas pernambucanos para as vagas que estão em aberto no canal.
O Portal Alta Definição procurou a Record TV para comentar o caso e aguarda um posicionamento oficial da emissora.