Diferentemente do que foi noticiado por alguns sites, o Portal Alta Definição apurou e noticiou com exclusividade a volta do rodízio de apresentadoras do ‘Fala Brasil’ em junho deste ano. Um mês depois, a Globo também resolveu abrir a mesma oportunidade no ‘Jornal Nacional’, utilizando as comemorações dos 50 anos do telejornal para estreitar os laços com algumas afiliadas.
No entanto, a Record TV também foi a pioneira nesse modelo de apresentação, justamente no ‘Fala Brasil’, onde a emissora já lançou nomes como o de Jéssica Senra, que apresentou o telejornal em 2014 e hoje está na TV Bahia, Globo de Salvador.
No início de junho, já sob a vice-presidência de Antonio Guerreiro no jornalismo, a Record TV votou a escalar jornalistas de todo estado para a bancada do ‘Fala Brasil’ edição de sábado. Ao todo foram selecionados mais de 10 nomes. Porém, diferente do modelo que a Globo optou por fazer em seguida, na emissora da Barra Funda não existe uma sequência, apenas uma prática de substituição comum, onde as apresentadoras eventuais não são apenas de rede.
O rodízio da Record TV também serve para testar as apresentadoras e repórteres de suas emissoras e afiliadas. Sempre muito elogiada por suas matérias no Rio de Janeiro, a repórter Mariana Bispo participou desse teste, ela se saiu tão bem que ocupou a vaga deixada por Salcy Lima no ‘SP no Ar’.
As próximas apresentadoras que deverão ocupar a bancada do Fala Brasil são Mariana Martins (Record TV Goiás), Isly Viana (TV Clube/Pernambuco), Vanessa Nora (RIC TV/Santa Catarina) e Priscilla Amaral (Record TV Belém), como já citado acima, não há uma ordem definida para a estreia das jornalistas.
Além do Fala Brasil, a Record TV também tem testado as “venenosas” de todo Brasil, na edição de sábado do ‘Balanço Geral SP’.