O mercado dos direitos de transmissão esportivos do país andou bem agitado nos últimos tempos. A Globo, maior exibidora de esporte no Brasil, decidiu abrir mão e rescindiu o contrato de algumas competições, como a Copa Libertadores. O principal campeonato de futebol da América do Sul foi parar nas mãos do SBT, que exibirá com exclusividade na TV Aberta a partir de hoje (16).
Sem poder exibir a Libertadores, a Globo usou seu poder de detentora dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro e antecipou uma partida do Corinthians, marcada inicialmente para o próximo final de semana, para concorrer com o jogo do Palmeiras, pela Libertadores, no SBT. Os jogos dos clube alvinegro costumam marcar uma excelente audiência e será utilizado como trunfo pelo canal.
Com o Corinthians sendo exibido na Globo e o Palmeiras no SBT, isso simultaneamente, o público que gosta de futebol estará divido em frente a TV. A audiência que antes seria restrita a Globo, durante a transmissão das partidas, terá que ser compartilhada com o canal de Silvio Santos. Essa divisão de público deve acabar beneficiando outra emissora.
A Record TV, que vem alcançando uma excelente audiência durante a exibição de A Fazenda, será a única opção para quem não gosta de futebol. Enquanto a Globo pode perder seu público esportivo para o SBT, a Record TV deve receber todo público que antes assistia o SBT para fugir do futebol na Globo.
Apesar de não alcançar números tão expressivos, a novela Cúmplices de um Regaste e o programa Pra Ganhar é só Rodar, cancelados nesta quarta-feira, garantiam a vice-liderança para o SBT no horário. Boa parte dessa audiência, deve migrar para a Record TV. Além disso, o Programa do Ratinho começará apenas após o jogo, por volta de 23h30, bem fora do seu horário padrão, podendo assim, facilitar a fuga de audiência.
Em resumo, a guerra esportiva entre Globo e SBT pode ter como grande vencedor alguém que nem está na disputada. A Globo deve ver sua audiência do futebol diminuir. O SBT vai lutar para tirar o público esportivo da Globo. Já a Record TV, reinará sozinha com a audiência de quem que não gosta de futebol.