Em comemoração aos seus 70 anos, a Record TV escolhe levar ao ar A Lei e o Crime. Escrita por Marcílio Moraes com direção geral de Alexandre Avancini, a série policial será exibida a partir do dia 02 de janeiro de 2023, às 22h30. Vivendo um momento da dramaturgia bíblica, com produção da Igreja Universal, o canal optou pelo seriado que marcou 18 pontos em seu primeiro capítulo, em 2009.
A Lei e o Crime é uma produção exclusiva da Record TV, antes da emissora terceirizar sua dramaturgia com a produtora Casablanca. Aclamada pela crítica e com sinônimo de superprodução, a série foi reprisada duas vezes – uma entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014, e a segunda ocorreu entre julho e agosto de 2018.
Pegando gancho no sucesso da novela Vidas Opostas, de autoria do mesmo escritor, a emissora optou por escalar um elenco de estrelas que fez parte do folhetim que carregava o mesmo gênero policial. Entre os nomes estão: Ângelo Paes Leme, Francisca Queiroz, Caio Junqueira, Heitor Martinez e Raquel Nunes.
Sinopse
A trama policial se passa no Rio de Janeiro. Tudo começa quando Nando (Ângelo Paes Leme), perde o emprego por conta de uma briga e passa a morar com a esposa e a filha na casa do sogro. Seu Reinaldo (Roberto Frota), que não gosta do genro, o humilha diariamente. Com isso uma tragédia marca o laço familiar quando Nando mata o pai da esposa e foge.
Seu cunhando Romero (Caio Junqueira), é um policial que decide vingar a morte do pai. Sem respeitar as formalidades da lei. Nando chega em uma favela carioca em busca de um velho conhecido. Então decide entrar e servir a bandidagem. Uma das primeiras ações de Nando no mundo do crime é o roubo de carro. O homem encontra Catarina (Francisca Queiroz), uma mulher da alta sociedade. Alcebíades (Nildo Parente) tenta reagir ao criminoso e é morto.
Amor x lei 🔫💔
De origem nobre por parte de mãe, Catarina tem um forte laço com o pai. A mulher toma uma decisão e faz concurso para delegada de polícia. Porém a escolha cria um conflito com o esposo, família e amigos. Apesar disso, ela não muda de ideia. Diante tudo, Romero perde os passos do cunhado. Com isso ele passa a vigiar a irmã, diariamente.
A esposa de Romero, Rosa (Gabriela Durlo), também sofre ataques do cunhado. O homem a acusa de defender o assassino do pai. Nando assume o comando do morro ao liderar uma revolta e matar o chefe do tráfico na favela. Com isso, ele se torna um dos bandidos mais poderosos da região.
Ao passar do tempo, Catarina é nomeada para uma delegacia problemática. O delegado anterior foi assassinado, sem saber quem foram os autores do crime. Há suspeita é de que a milícia atuante nas redondezas, que o policial investigava, foi responsável pelo crime.
Leia também: Autor de A Lei e o Crime negocia nova série policial com o streaming