Assim como antecipou o Portal Alta Definição, com exclusividade, os debate da Record TV entre os candidatos a prefeitura de São Paulo estavam marcados. O primeiro seria realizado no dia 08 de novembro, mas emissora confirmou o cancelamento do evento.
Em comunicado oficial enviado à imprensa, a emissora afirma que preza pela saúde dos seus colaboradores e convidados, por isso, a comissão de médicos e técnicos em medicina do trabalhou alertou para o risco de que o evento possa se tornar um potencial causador de um surto do novo coronavírus, pelo elevado números de candidatos.
No entanto, a Record TV ainda garante a realização do debate de segundo turno para o dia 21 de novembro, e promete ampliar sua cobertura nas mais de 12 horas diárias de programação jornalística ao vivo.
Leia o comunicado na íntegra:
Informamos que a direção de Jornalismo da Record TV decidiu cancelar a realização do debate no primeiro turno entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo.
A Record TV preza pela saúde de seus colaboradores e de seus convidados. Por isso, depois de consultar uma comissão de médicos e de técnicos em medicina do trabalho, a emissora entendeu que não há condições de promover o encontro com segurança.
O número elevado de candidatos, a presença de assessores políticos (mesmo que limitados a dois por candidato) e o essencial trabalho dos profissionais da emissora tornariam impossível seguir os protocolos sanitários recomendados pelos médicos. E transformariam o evento em um potencial foco de infecção do novo Coronavírus.
Importante destacar que a Record TV segue a legislação eleitoral, que assegura a participação em debates, em iguais condições, a todos os candidatos cujos partidos e/ou coligação têm cinco ou mais representantes no Congresso Nacional.
A Record TV reafirma o compromisso com a informação de qualidade, que é fundamental para auxiliar o eleitor no momento do voto. Desta maneira, irá ampliar a cobertura eleitoral em suas mais de 12 horas diárias de programação jornalística ao vivo.
O debate de segundo turno permanece confirmado para o dia 21 de novembro.
SBT e Globo no mesmo caminho
Vale lembrar que, a mesma justificativa foi dada pelo SBT, uma das primeiras emissoras a cancelar o debate. Já a TV Globo ainda não oficializou o cancelamento do debate, mas também emitiu comunicado oficial, alertando que só fará o debate com os 4 primeiros colocados nas principais pesquisas.
“A Globo decidiu que só fará debates no primeiro turno onde haja acordo entre os partidos para que apenas os quatro mais bem colocados candidatos na pesquisa eleitoral mais recente (Ibope ou DataFolha) participem dos debates. A Globo vai lutar por esse acordo. O debate de segundo turno permanece com a data prevista“, diz a nota da emissora.
Band realizou
O decisão da Record TV em não realizar o debate acontece após a realização do primeiro, feito pela Band. A grande quantidade de pessoas no estúdio e nos corredores da emissora, deixaram os especialistas em atenção. Foram 11 candidatos no estúdio, mas a emissora garante que montou uma operação especial para seguir todos os protocolos de segurança.
A RedeTV! segue com a decisão de promover seu debate no dia 23 de outubro.