A RECORD demorou pouco mais de uma hora para informar que um Papa havia sido escolhido no Vaticano. O anúncio foi realizado por Eleandro Passaia, dentro do Balanço Geral SP, citando que o cardeal americano Robert Francis Prevost havia sido eleito o Papa Leão XIV.
O fim do Conclave foi sinalizado ao público às 13h08, com a fumaça branca saindo da Capela Sistina. Já às 14h13, o Vaticano comunicou oficialmente a eleição do novo líder da Igreja Católica.
Somente depois disso, às 14h14, o público que assistia a RECORD ficou sabendo sobre o escolha do novo Papa, em uma rápida nota lida por Passaia.
“Atenção, novo Papa eleito. Nós já tivemos fumaça branca. Essa fumaça pode ser vista na Capela Sistina, no Vaticano, no segundo dia de Conclave. Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos. Portanto um Papa americano acaba de ser eleito”, disso o apresentador.
Na sequência, Passaia ainda escancarou o atraso da emissora: “A fumaça branca pode ser vista já faz algum tempo, mas o Vaticano ainda não havia anunciado o nome do novo Papa”.
Ao vivo no #BalançoGeral: americano Robert Francis Prevost é escolhido como novo Papa
— Balanço Geral (@balancogeral) May 8, 2025
➡️ Assista no @sigaplayplus: https://t.co/EsiKDUNakY pic.twitter.com/5C425jm10i
Cobertura alvo de críticas
Diferentemente das emissoras concorrentes, que deslocaram profissionais para o Vaticano, a RECORD tem realizado uma cobertura tímida sobre o assunto. Desde a morte do Papa Francisco, no último dia 21 de abril, até os dias que antecederam o Conclave, a emissora se limitou a rápidos boletins ou reportagens polêmicas sobre o tema.
Nas redes sociais, a RECORD passou a receber inúmeras críticas por conta disso, além da associação direta do canal com a Igreja Universal do Reino de Deus.