A RECORD surpreendeu ao confirmar a reeleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos antes da TV Globo. Em uma disputa pelo furo jornalístico, a emissora anunciou a vitória às 07h00, durante a edição do JR 24h, com o apresentador Eduardo Ribeiro informando que Trump havia garantido a maioria dos votos no Colégio Eleitoral: “Donald Trump conquista a maioria dos Delegados e é eleito novamente presidente dos Estados Unidos”, anunciou Ribeiro.
Enquanto isso, a TV Globo – que enviou um batalhão de jornalistas para os Estados Unidos – precisou abrir um Plantão especial, cerca de 40 minutos depois, para oficializar a notícia aos espectadores.
Antes disso, o Primeiro Impacto, do SBT, já mencionava a projeção da vitória do republicano, ainda que de maneira “matemática”. Somente às 07h30 a Globo confirmou o resultado definitivo ao público.
Assista ao plantão da RECORD:
Assista ao plantão da TV Globo:
Interrupção do #BomDiaPE para o Plantão da Globo sobre a eleição de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos pic.twitter.com/jIcPqQa43M
— Fabio (@fabionobrega) November 6, 2024
Assista ao vídeo com a cobertura do SBT:
Trump é o 47º presidente dos EUA e faz história com vitória inédita
Donald Trump foi eleito o 47º presidente dos Estados Unidos, segundo a Associated Press. O ex-presidente alcançou a marca de 277 votos no Colégio Eleitoral, superando os 270 necessários após vencer em estados decisivos, como Pensilvânia, Geórgia e Carolina do Norte. Trump retorna à Casa Branca oito anos após sua primeira vitória, sendo o segundo presidente na história americana a governar por dois mandatos não consecutivos.
Líderes internacionais começaram a parabenizar Trump pelo retorno ao poder, enquanto sua adversária, Kamala Harris, ainda não se manifestou sobre a derrota. A vitória ocorre em um momento de grande tensão, pois Trump enfrenta processos criminais nos Estados Unidos, incluindo acusações de conspiração após o ataque ao Capitólio.
Retorno à presidência: nova postura e promessas de campanha
Desde 2016, Trump manteve um discurso polêmico. Em sua nova campanha, deixou de lado a promessa do muro na fronteira com o México e, em vez disso, focou na deportação em massa de imigrantes ilegais.
Em um comício em dezembro de 2023, Trump chegou a afirmar que esses imigrantes “estão envenenando o sangue” dos Estados Unidos. Além disso, ele se comprometeu a reduzir impostos e aumentar tarifas sobre produtos importados, mantendo uma postura protecionista que atraiu muitos eleitores.
Em meio à disputa, Trump foi alvo de um atentado em julho, durante um comício na Pensilvânia, o que fortaleceu ainda mais seu favoritismo. O atentado, onde Trump foi ferido de raspão na orelha, gerou comoção entre seus apoiadores, e, logo após o ocorrido, Joe Biden desistiu da candidatura à reeleição, sendo substituído por Kamala Harris na disputa.