A atriz Aracy Balabanian ficou marcada por sua brilhante carreira na dramaturgia especialmente da TV Globo. No entanto, o que poucos sabem é que sua trajetória começou na Record TV, quando ela tinha apenas 24 anos de idade. Nesta segunda-feira (07), a veterana faleceu aos 83 anos e deixa um legado grandioso para a história da televisão.
Na página especial do portal R7 em comemoração aos 70 anos da Record, Testemunha da História, o jornalista Gilson Silveira reverenciou esse momento histórico. O ano era 1964, mais precisamente no dia 13 de novembro, Aracy fazia sua estreia na novela ‘Marcados pelo Amor‘, uma daptação da peça A Luz da Estrada, de Oduvaldo Viana, escrita por Roberto Freire e Walter Negrão com direção de Nilton Travesso.
São poucos os arquivos e registros da novela, mas o jornalista resgatou um documento de divulgação da produção onde Balabanian interpreou Lúcia nos cerca de 30 capítulos da trama. Na ocasião, ela contracenou com nomes já consagrados da dramaturgia. Entre eles: Francisco Cuoco, Claudio Marzo, Miriam Mehler, Silnei Siqueira, Silvio Rocha, Carminha Brandão, Felipe Carone e Francisco Negrão.
Aracy Balabanian ainda passou pela TV Tupi e assinou com a TV Globo em 1972, se destacando em novelas como Rainha da Sucata, A Próxima Vítima, Da Cor do Pecado, Passione, Cheias de Charme e no sitcom Sai de Baixo.
Nota de pesar
Pela grande contribuição a Record e a televisão brasileira, a emissora lamentou o falecimento da atriz em uma nota de pesar.
Leia na íntegra:
A Record TV lamenta o falecimento da atriz Aracy Balabanian nesta segunda-feira, no Rio de Janeiro.
Na emissora a atriz iniciou sua carreira na televisão, em novembro de 1964, na novela Marcados Pelo Amor, de Roberto Freire e Walter Negrão, com direção de Nilton Travesso.
Expressamos nossas condolências aos familiares, amigos e admiradores do talento desta inigualável profissional que ajudou a escrever a história das artes, da teledramaturgia e da televisão brasileira.