A RECORD já definiu qual produção vai marcar o retorno das novelas turcas ao horário nobre. A escolhida foi Mãe, que ocupará a faixa das 21h00 a partir da segunda quinzena de outubro. A decisão deixa de lado outras opções, como Iludida e Dr. Milagre, que aguardam estreia. Em abril, o Portal Alta Definição antecipou a compra da novela turca.
Antes da chegada da nova trama, a emissora deve exibir a minissérie bíblica O Senhor e a Serva, escrita por Cristiane Cardoso, com 10 episódios. Depois, os 85 capítulos de Mãe irão disputar a atenção do público diretamente com os primeiros episódios de Três Graças, da Globo.
Para reforçar a estratégia, a emissora decidiu registrar a marca da novela no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). É a primeira vez que a RECORD adota esse procedimento para uma trama turca, demonstrando a aposta em um grande investimento de marketing.

Estrelada por Cansu Dere, conhecida no Brasil por Sila: Prisioneira do Amor e Ezel, e pela atriz mirim Beren Gökyildiz, a história acompanha a menina Melek, de sete anos, vítima de maus-tratos dentro da própria casa. Ao perceber a situação, sua professora Zeynep decide protegê-la, iniciando uma relação marcada por dilemas familiares, éticos e judiciais.
O enredo apresenta ainda personagens como Sule, a mãe biológica de Melek, presa em um relacionamento abusivo com Cengiz; Gönül, a mãe de Zeynep que busca reconciliação após décadas na prisão; e Ali, jornalista que investiga o caso.
Com forte apelo emocional, Mãe se consolidou como o drama turco mais exportado em 2018 e conquistou prêmios internacionais, incluindo o Golden Butterfly Awards para Beren Gökyildiz como Melhor Atriz Infantil.