O SBT anunciou neste domingo (13) que vai ressuscitar um dos quadros mais icônicos, e também controversos, da televisão brasileira: a Banheira do Gugu. O retorno acontecerá dentro do Programa do Ratinho, com estreia marcada para esta segunda-feira (14), a partir das 22h20.
A Banheira do Gugu, lançada em 1995, fez história no Domingo Legal comandado por Gugu Liberato. O formato colocava famosos e anônimos para disputar sabonetes dentro de uma banheira, enquanto eram “marcados” por modelos em trajes de banho.
Sensualidade, humor e polêmica tornaram o quadro um fenômeno de audiência — mas também um alvo de críticas e restrições, apesar de ter marcado gerações na frente da televisão.
Receba atualizações em primeira mão!
Entre os nomes que ganharam fama participando da Banheira do Gugu estão Luiza Ambiel, Solange Gomes, Nana Gouvêa e Fabiana Andrade. Na época, era comum que as gravações fossem feitas em maratonas, com várias encenações por dia.
Por conta do teor considerado inadequado para menores, o quadro virou alvo do Ministério da Justiça em setembro de 2000. Com base na Portaria 796, que restringia conteúdos com partes íntimas expostas em horários livres, o Ministério Público chegou a determinar restrições severas.
Em outubro do mesmo ano, uma decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais definiu que o quadro só poderia ir ao ar depois das 20h. Com isso, a atração acabou sendo extinta de forma definitiva.
Já em 2015, Gugu Liberato tentou ressuscitar o formato na RECORD, mas com adaptações visuais e figurinos mais discretos, o que não gerou a mesma repercussão.