Em um vídeo publicado nas redes sociais, o apresentador Ratinho causou polêmica ao se recusar a usar o pronome de gênero neutro “todes”. Ele realizava uma gravação para tranquilizar os fãs, após a realização de uma cirurgia, quando demonstrou irritação com uma funcionária. A mulher sugeriu o uso da linguagem neutra, para discordância do artista.
“Estou me recuperando dessa cirurgia pesada e queria dizer a todos e todas desse Brasil”, comentava Ratinho, quando foi interrompido pela funcionária. “Chefe, tem que falar ‘todes'”, disse ela.
Rapidamente o apresentador do SBT demonstrou estar irritado e questionou se era obrigatório o uso da linguagem neutra. Na sequência, ele proferiu vários palavrões e se recusou a gravar um novo vídeo. “Gravar de novo? Não vou gravar p*rra nenhuma. Eu não sei o que é ‘todes’. Vai embora. Some daqui”, disparou Ratinho.
Nos comentários da publicação, que são limitados, muitas pessoas concordam com irritação do artista. No entanto, alguns sugeriram que o vídeo foi encenado, como forma de ironia. “Lacração emburrece”, afirmou um usuário. Assista abaixo o vídeo.
Leia também: Viúvo publica homenagem a Paulinha Abelha; Morte da cantora completa 1 ano