O capítulo desta quinta-feira de Terra e Paixão não economizou em pistas sobre a identidade do assassino de Agatha. Mas, já descartou alguns dos personagens. Walcyr Carrasco e Thelma Guedes apostaram todas as fichas no famoso “Quem Matou?” para garantir uma travessia mais calma pelas últimas semanas do ano, quando, naturalmente, cai o número de televisores ligados e, com isso, a audiência dos programas. A novela atravessa uma boa fase com números em alta.
Nesta quinta-feira, os autores contaram para os telespectadores que Antônio, Angelina, Caio, Aline e Marino não são os autores do tiro. O produtor rural e a governanta estavam em seus quartos. O delegado chegou acompanhado de Caio e Aline e já encontraram o corpo de Agatha baleado na escada. E, antes e depois desta cena, as pistas para confundir o telespectador. Hélio, Petra, Irene, Ramiro, Gentil, Luigi e até Kelvin são os suspeitos. Pelo menos os que o público viu com atitudes suspeitas antes do assassinato e com reações após a morte.
Será mesmo uma morte?
Mas, nos Estúdios Globo há quem aposte que tudo isso não passa de mais uma armação de Agatha. Ela pode ter encenado sua morte com um tiro que não seja fatal e ingerido alguma erva para parecer sem vida e ser dada novamente como morta. Assim, consegue dar continuidade à sua vingança se ter que se expor. É só uma teoria de quem lembra que Walcyr Carrasco sempre encontra uma forma de surpreender o telespectador. Quem defende essa linfa argumenta que Eliane Giardini continua ligada a Terra e Paixão porque terá que gravar algumas cenas de flashback.
O fato é que a produção de Terra e Paixão já sabe que Walcyr Carrasco não pretende levar até muito longe o mistério sobre o “Quem Matou Agatha?”. Provavelmente, a solução acontecerá na primeira quinzena de janeiro.