Neste domingo(20/10), o Globo Rural será apresentado por Helen Martins e Ana Paula Campos, trazendo uma cobertura detalhada sobre as queimadas no Mato Grosso. A equipe do programa percorreu áreas devastadas pelos incêndios para mostrar o impacto dessa tragédia no campo brasileiro. A edição destaca como o vento mudou de direção, aumentando o perigo para os moradores e brigadistas.
A prática de queimar o solo para abrir espaço para lavouras já não é mais recomendada. O programa explicará por que essa técnica agrícola foi abandonada e como a área afetada está sendo grilada, colocando aldeias indígenas em risco.
Outro destaque é a irregularidade das chuvas no Centro-Oeste, afetando o plantio de soja em Goiás. Nem as lavouras irrigadas estão imunes à seca prolongada, mas, apesar disso, a Conab prevê uma safra recorde de grãos.
No Piauí, produtores de leite sofrem com a falta de energia, que impede o uso de bombas d’água, essencial para a irrigação dos pastos. A seca ameaça a produção e a renda das famílias.
O Globo Rural também contará a história de uma escola pública rural no Ceará que alcançou uma das maiores notas na educação básica do país. Além disso, o programa discutirá a disparada do preço do boi e o recorde na exportação de carne.
Para os telespectadores, dicas sobre cultivo de alface hidropônica e como eliminar as pintinhas pretas no cacau serão abordadas. E uma curiosidade sobre um animal misterioso promete surpreender o público.
Assista ao Globo Rural, com apresentação de Helen Martins e Ana Paula Campos, neste domingo, a partir das 8h da manhã.