Aposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) no estado do Piauí, o candidato Sílvio Mendes (União Brasil) proferiu uma fala com teor racista direcionada a uma jornalista na TV Meio Norte, que está sabatinando os postulantes ao governo local. Ao ser questionada por Katya D’Angelles, sobre planos para proteger as mulheres e minorias, o político afirmou: “Você que é quase negra na pele, mas é uma pessoa inteligente, teve a oportunidade que a maioria não teve e aproveitou”.
O vídeo com a fala viralizou nas redes sociais e gerou um pedido de desculpas por parte de Sílvio, através da sua assessoria de campanha. “Sílvio tem profunda admiração, respeito e carinho à jornalista Katya Dangeles, quem considera uma amiga desde os tempos que ela trabalhava no jornal Diário do Povo cobrindo matérias políticas quando ele era prefeito de Teresina”, diz um trecho.
Ainda de acordo com a nota oficial, o político já se desculpou com a jornalista. “Após a entrevista, Silvio entrou em contato com Katya e pediu suas sinceras desculpas, reconhecendo o erro”, encerrou. Até o presente momento, Katya não se manifestou sobre o ocorrido.
Apoio de Bolsonaro
Candidato pelo União Brasil, Sílvio Mendes é a principal aposta do presidente Jair Bolsonaro (PL) para impedir que o PT continue governando o estado, após uma sequência de vários governos. Segundo pesquisa Ipec, divulgada na semana passada, Mendes é líder na corrida eleitoral com 38% ante 23% do segundo colocado, Rafael Fonteles (PT)
Leia também: Bolsonaro desiste de entrevista na CNN Brasil: “Lamentável”