A influenciadora e atriz Rafa Kalimann, de 31 anos, está no centro de uma polêmica após revelar que altera termos do roteiro da novela Família é Tudo (TV Globo), devido à sua criação religiosa. Rafa interpreta a vilã Jéssica e admite fazer modificações no texto escrito pelo autor Daniel Ortiz para evitar palavras que considera incompatíveis com suas crenças. Por essa razão, o público resgatou cenas de Juliana Silveira na novela Vitória (2014) da RECORD.
“Quando recebo os textos, às vezes falo assim: ‘Ai, Daniel Ortiz, por que você escreveu isso? Eu vou ter que falar essa palavra’. Porque tem palavra que eu não consigo falar na minha vida. Tem uma palavra que é o oposto de ‘sem graça’, de pessoa que não tem a graça de Deus“, explicou a ex-BBB em entrevista ao podcast “E Você”.
Apesar de seu cuidado, Rafa admitiu que o diretor da novela a repreendeu por mudar o roteiro. “Tem dia que tento passar ilesa, eu pulo do texto, mudo a palavra, tento colocar outra palavra lá para criticar a Electra, e aí o diretor fala: ‘Rafa, a palavra não é essa’. Aí vou lá falar como a Jéssica. Mas está sendo muito prazeroso para mim viver isso e ver uma outra versão da Rafa vindo à tona“, disse.
A revelação gerou reações nas redes sociais, onde internautas resgataram uma atuação memorável de Juliana Silveira, que interpretou a vilã Priscila na novela Vitória (RECORD), em 2014. Diferente de Rafa, Juliana se entregou completamente ao papel, que incluía a liderança de uma cédula neonazista e cenas com xingamentos e atitudes extremas.
O público destacou a dedicação de Juliana e criticou a postura de Rafa. “Artista de verdade, não consigo entender por que a Globo não chama ela pra nada!” escreveu Dudu Gomes no X/Twitter. Outro seguidor comentou: “Só o fato dela ter aceitado esse papel já é um grande ato de coragem. E ela atua melhor do que eu lembro em Malhação“. A comparação culminou em elogios à performance de Juliana e críticas à flexibilidade de Rafa com seu papel atual.