Agora o primeiro herdeiro da Família Real Britânica, o Príncipe William falou pela primeira vez sobre a morte de sua avó, a Rainha Elizabeth II, ocorrida na última quinta-feira (08). Em um pronunciamento oficial, através das redes sociais, ele lamentou a partida da rainha e declarou apoio ao pai, o Rei Charles III.
“Na quinta-feira, o mundo perdeu uma líder extraordinária, cujo compromisso com o país, os Reinos e a Commonwealth era absoluto. Muito será dito nos próximos dias sobre o significado de seu reinado histórico. Eu, no entanto, perdi uma avó. E embora eu vá lamentar sua perda, também me sinto incrivelmente grato”, iniciou ele.
“Tive o benefício da sabedoria e segurança da Rainha em minha quinta década. Minha esposa teve vinte anos de sua orientação e apoio. Meus três filhos têm que passar férias com ela e criar memórias que durarão por toda a vida. Ela estava ao meu lado nos meus momentos mais felizes. E ela esteve ao meu lado nos dias mais tristes da minha vida. Eu sabia que esse dia chegaria, mas levará algum tempo até que a realidade da vida sem a vovó realmente pareça real”, continuou o agora príncipe de Gales, citando sua esposa e filhos.
William finalizou, destacando que irá honrar a memória de sua avó e apoiar o seu pai, no reinado que está começando. “Agradeço a ela pelo carinho que ela mostrou a minha família e a mim. E agradeço a ela em nome da minha geração por dar um exemplo de serviço e dignidade na vida pública que foi de outra época, mas sempre relevante para todos nós. Minha avó disse que a dor era o preço que pagamos pelo amor. Toda a tristeza que sentiremos nas próximas semanas será uma prova do amor que sentimos por nossa extraordinária Rainha. Honrarei sua memória apoiando meu pai, o Rei, de todas as maneiras que puder”.
Na manhã deste sábado (10), o príncipe William esteve presente na cerimônia da proclamação do Rei Charles III no Palácio de St. James, em Londres. Este foi apenas um dos eventos subsequentes a morte da rainha e o seu funeral, que ocorrerá apenas no dia 19 de setembro.
Leia também: Cecilia Malan interrompe férias para cobrir a morte de Elizabeth II na TV Globo