Qual o futuro da TV em 2024? As previsão para a TV aberta brasileira este ano: expectativas sobre Renascer, BBB24, mudanças no SBT, reality shows e estreias que vão movimentar este ano. Não sou nenhuma guru e nem astrólogo, mas trago uma visão do que vem por aí (e algumas apostas).
BBB 24 deve entrar para a história
Com certeza a edição de 2024 do Big Brother Brasil deve entrar para a história do programa como uma divisor de águas. O realitie mais popular do país mudou bastante ao logo dos anos e vem enfrentando uma baixa de repercussão positiva nas últimas edições. Com isso, assim como o BBB20 que trouxe convidados para o elenco camarote, Boninho esta apostando todas as fichas em reformulações no formato este ano. Novos quadros, novo sistema de votação, um novo olhar para o elenco e um terceiro grupo de participantes. Uma coisa é certa, ou o BBB24 vai ser um sucesso estrondoso ou deve marcar o inicio do fim.
Renascer pode ser um problema
Consigo sentir de longe a aura das energias das expectativas altíssimas questão sendo (ou tentando ser) criadas para a estreia do remake da novela “Renascer“. E como sabemos expectativas são criadas para serem quebradas. Mas, quem viu as primeiras imagens divulgadas da nova versão já pode perceber que quem tem saudades da trama original não vai encontrar a mesma novela. Quem ainda não conhece a história recebeu pouco incentivo. Vibrando para ser a “Pantanal 2” em repercussão e audiência, pode cair em uma “Elas por Elas” apenas se apoiando no saudosismo e nas comparações frustrantes.
Mudanças no SBT são fogo de palha
Para quem não tinha nenhuma novidade há muito tempo o SBT deve dar uma grande guinada em 2024. Esta no mapas, grandes contratações, mudanças na programação e na direção e estreias empolgantes como as de Regina Volpato e Virginia Fonsceca. É certo que o SBT deve reagir bem na audiência nos primeiros momentos. O efeito curiosidade nestas novidades devem trazer muito público e repercussão, mas logo esse feito vai passar e apenas os SBTistas devem permanecer. Os astros dizem que vai valer a pena. O SBT precisava de mudanças, mas vai precisar de mais, sair da zona de conforto para realmente se tornar competitiva.
Telejornais vão salvar a TV Aberta
Não é muita novidade que no mapa astral de audiência da TV aberta brasileira os telejornais são as maiores audiências das emissoras. Essa tendência deve se potencializar em 2024. Este ano os eventos como Olimpíadas, eleições municipais, eleições norte americanas, guerra e ascensão da economia brasileira deve concentrar o público de todas as emissoras em seus noticiários.
Realitys no segundo semestre não devem empolgar
O futuro dos realitys “A Grande Conquista” e “A Fazenda” da Record e também o novo reality musical da Globo (ainda sem nome), criado e dirigido pelo Boninho, que irão ao ar no segundo semestre, devem ser prejudicados. Em anos com muita movimentação de eventos a tendência é movimentar muito a grande de programação de dispersar o público que perde o fio da meada. Normalmente quando a vida real esta muito agitada o público escapa para a fantasia, filmes e series dos streaming onde o telespectador tem o controle de quando assistir vão ganhar mais atenção.