O filme nacional O Território já está com trailer disponível no YouTube e ganhou data de estreia nos cinemas do Brasil. Premiado no Festival de Sundance 2022, o longa-metragem documental tem direção de Alex Pritz, com produção executiva da ativista Txai Suruí, e fornece um olhar imersivo sobre a luta incansável do povo indígena Uru-eu-wau-wau contra o desmatamento trazido por posseiros, grileiros, garimpeiros e outros invasores de terras na Amazônia brasileira.
O documentário oferece um retrato autêntico do cotidiano e das lutas comunidade indígena atacada constantemente por invasores. Com uma importante mixagem de som, que auxilia na dramatização da obra (como pode ser observado no trailer acima), o filme O Território se baseia em imagens verídicas capturadas ao longo de três anos, enquanto a comunidade arrisca sua vida para montar sua própria equipe de mídia na esperança de buscar justiça.
Essa equipe de comunicação, como pode se dizer genericamente, foi criada para que os próprios indígenas do Uru-eu-wau-wau pudessem assumir o controle da narrativa, ao invés de deixarem outros contarem a sua própria história. O povo é liderado pela jovem Bitaté Uru-eu-wau-wau e sua mentora Neidinha Bandeira. Juntas, elas buscam estratégias e novas maneiras de proteger a floresta tropical de invasores.
O Território foi vencedor do Prêmio do Público e do Prêmio Especial do Júri no Festival de Sundance 2022, um dos mais importantes do cinema independente do mundo. Com parceira da National Geographic Documentary Films e distribuição da O2 Play, o filme estreia nos cinemas no dia 08 de setembro, no “Mês Amazônia” do CineSesc, em São Paulo.
Leia também: TNT anuncia maratona de produções estreladas por Margot Robbie